Posts distorcem vídeo para dar a entender que youtuber previu acidente aéreo em Vinhedo

Compartilhe

Não é verdade que o youtuber Lucas Estevam previu a queda do avião da VoePass na última sexta-feira (9), como fazem crer postagens nas redes. O criador de conteúdo publicou em seu canal um vídeo sobre como é voar com a companhia aérea, e o vídeo foi tirado de contexto por posts enganosos. Em nota ao Aos Fatos, Estevam disse que avaliou a viagem e a aeronave, que não era a mesma que caiu em Vinhedo (SP). E lamentou o uso de seu vídeo de modo desinformativo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (14). A peça desinformativa também circula no Threads.

Meu Deus! O youtuber Estevam Pelo Mundo postou um vídeo há 11 dias alertando passageiros sobre viajar com o modelo de avião (ATR 72), o mesmo que caiu hoje em Vinhedo

Post engana ao afirmar que youtuber fez premonição sobre queda do avião da VoePass em vídeo em que ele avalia a companhia aérea positivamente

Publicações nas redes enganam ao afirmar que, em um vídeo em seu canal, o influenciador de viagens Lucas Estevam previu a queda do avião da VoePass em Vinhedo na última sexta-feira (9). Isso é falso.

Aos Fatos assistiu ao vídeo original, que em nenhum momento menciona queda de aeronave.

No vídeo, publicado no dia 28 de julho deste ano, o criador de conteúdo fala sobre sua experiência em voar no avião ATR 72 da VoePass, modelo igual ao que caiu em Vinhedo. Estevam afirma que o avião da VoePass tinha boas condições internas e avaliou de forma positiva a viagem realizada entre Ribeirão Preto e Campinas, no interior paulista.

Os posts enganosos usam o título original — “O perigo de voar no ATR 72 da VOEPASS — antiga PASSAREDO — é seguro ou perigoso?” — e a introdução do vídeo, mas ignoram a conclusão do youtuber, que avalia a aeronave como segura.

No vídeo, Estevam questionou sobre “quantas pessoas já morreram e quantos acidentes fatais” teriam acontecido com a VoePass. Em um trecho do vídeo (veja abaixo), ele faz a pergunta à comissária de bordo, e a resposta foi de que nunca, até aquele momento, teria acontecido qualquer acidente.

A conclusão da gravação foi de que a empresa era segura, e o serviço, de qualidade. Em nenhum momento, portanto, o criador de conteúdo alertou seus seguidores ou orientou-os a não voarem com a companhia aérea.

Em nota ao Aos Fatos, Estevam afirmou que a aeronave que avaliou não é a mesma que caiu em Vinhedo. Em seu site, o youtuber ainda reforçou que sua experiência com a VoePass foi “muito positiva” — ao contrário do que alegam as peças desinformativas.

Após a polêmica envolvendo seu vídeo, Lucas Estevam alterou o título da publicação e editou a legenda, defendendo que a gravação se trata de “um review da aeronave e um vlog como qualquer outro”. Ele ainda critica que o vídeo esteja sendo usado para desinformar.

Acidente aéreo. Na última sexta-feira (9), o voo 2283 da VoePass caiu em Vinhedo (SP) e provocou pelo menos 62 mortes, entre passageiros e tripulação. O avião modelo ATR-72 saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento.

Aos Fatos tem checado repetidamente conteúdos desinformativos sobre o acidente. Veja aqui a lista completa.

O caminho da checagem

Aos Fatos localizou no YouTube o vídeo mencionado nas publicações enganosas. Após assistir ao vídeo, concluiu, a partir do próprio conteúdo, que não houve alerta ou premonição por parte do influenciador Lucas Estevam em relação ao acidente com o avião da VoePass.

Também procuramos Estevam para ouvir seu posicionamento sobre o caso. Voltamos ao seu site, observamos que o título do vídeo foi alterado e que Estevam ainda avaliou positivamente a aeronave, a viagem e a companhia aérea.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo em que Trump critica Moraes e o STF foi manipulado por IA

Vídeo em que Trump critica Moraes e o STF foi manipulado por IA

O que motivou a operação da PF contra Bolsonaro e as consequências para o ex-presidente

O que motivou a operação da PF contra Bolsonaro e as consequências para o ex-presidente

falsoVídeo mostra incêndio em mesquita na Indonésia em 2022, e não atentado recente na Espanha

Vídeo mostra incêndio em mesquita na Indonésia em 2022, e não atentado recente na Espanha

fátima
Fátima