Posts distorcem vídeo para dar a entender que youtuber previu acidente aéreo em Vinhedo

Compartilhe

Não é verdade que o youtuber Lucas Estevam previu a queda do avião da VoePass na última sexta-feira (9), como fazem crer postagens nas redes. O criador de conteúdo publicou em seu canal um vídeo sobre como é voar com a companhia aérea, e o vídeo foi tirado de contexto por posts enganosos. Em nota ao Aos Fatos, Estevam disse que avaliou a viagem e a aeronave, que não era a mesma que caiu em Vinhedo (SP). E lamentou o uso de seu vídeo de modo desinformativo.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta quarta-feira (14). A peça desinformativa também circula no Threads.

Meu Deus! O youtuber Estevam Pelo Mundo postou um vídeo há 11 dias alertando passageiros sobre viajar com o modelo de avião (ATR 72), o mesmo que caiu hoje em Vinhedo

Post engana ao afirmar que youtuber fez premonição sobre queda do avião da VoePass em vídeo em que ele avalia a companhia aérea positivamente

Publicações nas redes enganam ao afirmar que, em um vídeo em seu canal, o influenciador de viagens Lucas Estevam previu a queda do avião da VoePass em Vinhedo na última sexta-feira (9). Isso é falso.

Aos Fatos assistiu ao vídeo original, que em nenhum momento menciona queda de aeronave.

No vídeo, publicado no dia 28 de julho deste ano, o criador de conteúdo fala sobre sua experiência em voar no avião ATR 72 da VoePass, modelo igual ao que caiu em Vinhedo. Estevam afirma que o avião da VoePass tinha boas condições internas e avaliou de forma positiva a viagem realizada entre Ribeirão Preto e Campinas, no interior paulista.

Os posts enganosos usam o título original — “O perigo de voar no ATR 72 da VOEPASS — antiga PASSAREDO — é seguro ou perigoso?” — e a introdução do vídeo, mas ignoram a conclusão do youtuber, que avalia a aeronave como segura.

No vídeo, Estevam questionou sobre “quantas pessoas já morreram e quantos acidentes fatais” teriam acontecido com a VoePass. Em um trecho do vídeo (veja abaixo), ele faz a pergunta à comissária de bordo, e a resposta foi de que nunca, até aquele momento, teria acontecido qualquer acidente.

A conclusão da gravação foi de que a empresa era segura, e o serviço, de qualidade. Em nenhum momento, portanto, o criador de conteúdo alertou seus seguidores ou orientou-os a não voarem com a companhia aérea.

Em nota ao Aos Fatos, Estevam afirmou que a aeronave que avaliou não é a mesma que caiu em Vinhedo. Em seu site, o youtuber ainda reforçou que sua experiência com a VoePass foi “muito positiva” — ao contrário do que alegam as peças desinformativas.

Após a polêmica envolvendo seu vídeo, Lucas Estevam alterou o título da publicação e editou a legenda, defendendo que a gravação se trata de “um review da aeronave e um vlog como qualquer outro”. Ele ainda critica que o vídeo esteja sendo usado para desinformar.

Acidente aéreo. Na última sexta-feira (9), o voo 2283 da VoePass caiu em Vinhedo (SP) e provocou pelo menos 62 mortes, entre passageiros e tripulação. O avião modelo ATR-72 saiu de Cascavel (PR) com destino a Guarulhos (SP). As investigações sobre as causas do acidente estão em andamento.

Aos Fatos tem checado repetidamente conteúdos desinformativos sobre o acidente. Veja aqui a lista completa.

O caminho da checagem

Aos Fatos localizou no YouTube o vídeo mencionado nas publicações enganosas. Após assistir ao vídeo, concluiu, a partir do próprio conteúdo, que não houve alerta ou premonição por parte do influenciador Lucas Estevam em relação ao acidente com o avião da VoePass.

Também procuramos Estevam para ouvir seu posicionamento sobre o caso. Voltamos ao seu site, observamos que o título do vídeo foi alterado e que Estevam ainda avaliou positivamente a aeronave, a viagem e a companhia aérea.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

Vídeo do letreiro de Hollywood em chamas foi gerado por IA

falsoÉ falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

É falso que Haddad disse que plano do governo Lula é ‘taxar tudo’

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta

Checagem coíbe fraudes e exploração de tragédias em redes da Meta