Trata-se de montagem o registro que mostra um volume na região pélvica da atleta russa Yelena Isinbayeva para sugerir que ela seria uma mulher transexual competindo nas Olimpíadas de Paris. Na verdade, a foto original mostra Isinbayeva — que foi designada como mulher ao nascer e se identifica como tal — no Campeonato Mundial de Atletismo de 2013, realizado na Rússia.
Publicações com o conteúdo transfóbico acumulam centenas de compartilhamentos no Facebook e Instagram até a tarde desta segunda-feira (5).
Paris 2024 , o verdadeiro "salto-com-vara”
É montagem a foto que mostra Yelena Isinbayeva, atleta russa do salto com vara, com um volume semelhante a um pênis na região pélvica. O registro original foi feito em 2013 durante o Campeonato Mundial de Atletismo em Moscou, na Rússia, e mostra a competidora durante um salto (veja abaixo).
Diferente do que sugerem as publicações preconceituosas, a bicampeã olímpica Yelena Isinbayeva é uma mulher cisgênero e a foto não tem qualquer relação com as Olimpíadas de Paris. A atleta não está participando desta edição dos jogos.
A montagem circula em meio a acusações falsas sobre Imane Khelif, boxeadora argelina vítima de ataques transfóbicos após uma luta com a italiana Angela Carini, que desistiu do embate aos 46 segundos ao levar um golpe no nariz.
Khelif participa de campeonatos mundiais de boxe na categoria feminina desde o início de sua carreira profissional, em 2018, e nunca se identificou como transsexual.
Além disso, o COI (Comitê Olímpico Internacional) declarou que todos os atletas participantes do torneio de boxe nas Olimpíadas de Paris cumprem os regulamentos e regras médicas estipuladas pela competição.
Na última semana, Aos Fatos desmentiu uma série de alegações falsas contra a Khelif, como a de que ela teria “mudado de sexo” para disputar as Olimpíadas ou que sempre competiu com homens antes de supostamente realizar a transição de gênero.
O caminho da checagem
Por meio de busca reversa, Aos Fatos encontrou a foto original de Yelena Isinbayeva disponibilizada no banco de imagens Alamy e constatou que se tratava de uma montagem sem qualquer relação com as Olimpíadas de Paris.
Além disso, também buscamos saber se em algum momento a atleta Yelena Isinbayeva se declarou uma mulher trans ou competiu em categorias masculinas.