🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que voto de eleitor de Miami não foi computado pelo TSE pois seção sumiu

Por Marco Faustino

7 de novembro de 2022, 16h22

Não é verdade que os votos da seção 3.345 da 1ª zona eleitoral de Miami, nos Estados Unidos, não foram contabilizados, como afirma um eleitor em vídeo compartilhado nas redes sociais. É verdade que a seção não aparece ao consultar o BU (Boletim de Urna) no site do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), mas isso não significa que os votos foram suprimidos. Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Distrito Federal, a seção foi agregada a outra, de número 1.346, cujo BU contém os votos das duas seções.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 40 mil compartilhamentos no Facebook e 40 mil curtidas no Instagram nesta segunda-feira (7).


Selo falso

(...) meu voto não aparece na contagem do TSE

Posts difundem vídeo em que eleitor alega que não teve o voto computado pelo TSE, o que é falso; seção em que votou foi agregada a outra

Um eleitor brasileiro que mora em Miami, nos Estados Unidos, gravou um vídeo para mostrar que a seção 3.345 da 1ª zona eleitoral da cidade, onde ele votou, não aparece no site do TSE, e que isso indicaria que seu voto não foi contabilizado, o que não é verdade.

O TRE-DF, responsável por coordenar a votação de eleitores que estão no exterior, informou ao Aos Fatos que o local de votação citado foi agregado à seção 1.346. Isso significa que os eleitores das duas seções votaram na mesma urna e, dessa forma, os votos foram totalizados juntos. A soma deles aparece no BU da seção 1.346.

“A quantidade de votos da seção pode ser verificada pelo respectivo boletim de urna impresso ao final da votação, bem como há os registros de presença nos devidos cadernos de votação assinados pelos eleitores votantes. A agregação é uma praxe utilizada pela Justiça Eleitoral para otimizar seções eleitorais que apresentem poucos eleitores e, principalmente, no exterior para diminuir custos operacionais”, diz nota enviada pelo TRE-DF.

O boletim da seção 1.346 não discrimina os votos de uma e outra seção. Nela, Jair Bolsonaro (PL) teve 452 votos, contra 80 de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Na totalização dos votos no exterior e no Brasil, Lula foi eleito presidente da República em 30 de outubro, com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% de Bolsonaro.

Referências:

1. TSE (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.