É falso que vídeo mostra tiro disparado contra Lula em Portugal

Compartilhe

É uma montagem o vídeo que faz parecer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido xingado de vagabundo e sido alvo de um disparo de arma de fogo. O áudio foi inserido sobre imagens em que Lula aparece cumprimentando apoiadores na saída de um restaurante durante visita a Portugal, em novembro de 2022. Na ocasião, Lula foi aplaudido e não houve registro de xingamentos ou tiros contra o petista.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,2 milhão de visualizações no TikTok até esta quarta-feira (9) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Tiro contra Lula. Lula vaiado Rua

Print de post que mostra imagem do momento em que Lula sai de um restaurante em Portugal em novembro de 2022 e é cercado por apoiadores e seguranças. As peças checadas alegam que na ocasião Lula foi xingado e alvo de disparo de arma de fogo, o que não ocorreu

Posts nas redes difundem uma montagem para fazer crer que o presidente Lula foi xingado de vagabundo e alvo de disparo de arma de fogo ao cumprimentar apoiadores após almoço no restaurante Cícero, em Portugal, durante visita ao país em novembro de 2022.

O vídeo original foi divulgado pelo site Metrópoles e mostra que o presidente, na realidade, foi ovacionado e não houve qualquer vaia ou disparo de arma de fogo.


Na ocasião, Lula se reuniu com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, com Fernando Haddad (PT) — que foi anunciado no mês seguinte como ministro da Fazenda da atual gestão — e com o empresário José Seripieri Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde.

Compartilhe

Leia também

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

falsoPosts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

Posts mentem ao afirmar que Cláudio Castro solicitou GLO para operação no Rio

fátima
Fátima