É uma montagem o vídeo que faz parecer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teria sido xingado de vagabundo e sido alvo de um disparo de arma de fogo. O áudio foi inserido sobre imagens em que Lula aparece cumprimentando apoiadores na saída de um restaurante durante visita a Portugal, em novembro de 2022. Na ocasião, Lula foi aplaudido e não houve registro de xingamentos ou tiros contra o petista.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,2 milhão de visualizações no TikTok até esta quarta-feira (9) e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Tiro contra Lula. Lula vaiado Rua
Posts nas redes difundem uma montagem para fazer crer que o presidente Lula foi xingado de vagabundo e alvo de disparo de arma de fogo ao cumprimentar apoiadores após almoço no restaurante Cícero, em Portugal, durante visita ao país em novembro de 2022.
O vídeo original foi divulgado pelo site Metrópoles e mostra que o presidente, na realidade, foi ovacionado e não houve qualquer vaia ou disparo de arma de fogo.
Na ocasião, Lula se reuniu com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes, com Fernando Haddad (PT) — que foi anunciado no mês seguinte como ministro da Fazenda da atual gestão — e com o empresário José Seripieri Júnior, fundador da Qualicorp e dono da QSaúde.