Não é verdade que o vídeo em que homens atiram contra uma casa com pinturas religiosas mostre um ataque de militantes da esquerda ou do PT a uma igreja, como alegam nas redes sociais. Um áudio com frases como “aqui é PT” e “quer igreja, vai pra lá com o Bolsonaro” foi inserido digitalmente sobre as imagens, gravadas durante o ataque de criminosos a um bairro de Vila Velha (ES) neste sábado (12). Não há referências ao partido ou ao presidente da República na gravação original.
Esta peça de desinformação acumula ao menos 45 mil curtidas no Instagram, milhares de compartilhamentos no Facebook e também circula no WhatsApp nesta segunda-feira (14).
Petistas atirando em igreja, absurdo! Qual a opinião de vocês que contribuíram para que isso acontecesse?
É falsa a alegação de que os homens armados que aparecem em vídeo atirando contra uma casa com gravuras de Jesus Cristo e da bandeira de Israel são esquerdistas e gritaram “aqui é PT” e “quer igreja, vai pra lá com Bolsonaro”. O áudio com essas frases foi inserido digitalmente sobre as imagens originais, em que não há referências ao partido ou ao presidente da República.
O vídeo foi gravado na Favelinha do Ibes, em Vila Velha (ES), no sábado (12), e mostra um ataque de quatro homens armados que efetuaram disparos pelo bairro, sem deixar mortos ou feridos, segundo o G1 Espírito Santo. Nas imagens, eles afirmam “é a tropa” e “nós tá no comando dessa desgraça aqui”.
O ataque ocorreu na rua Marta Serrano Vereza, nas imediações de onde houve uma tentativa de assassinato na sexta-feira (11). Não há informações de que o local que recebeu os tiros seja, de fato, uma igreja. Em setembro, dois jovens morreram nas proximidades, e no mês passado, uma mulher foi baleada.