🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que vídeo mostra petistas atirando em igreja

Por Luiz Fernando Menezes

14 de novembro de 2022, 14h59

Não é verdade que o vídeo em que homens atiram contra uma casa com pinturas religiosas mostre um ataque de militantes da esquerda ou do PT a uma igreja, como alegam nas redes sociais. Um áudio com frases como “aqui é PT” e “quer igreja, vai pra lá com o Bolsonaro” foi inserido digitalmente sobre as imagens, gravadas durante o ataque de criminosos a um bairro de Vila Velha (ES) neste sábado (12). Não há referências ao partido ou ao presidente da República na gravação original.

Esta peça de desinformação acumula ao menos 45 mil curtidas no Instagram, milhares de compartilhamentos no Facebook e também circula no WhatsApp nesta segunda-feira (14).


Selo falso

Petistas atirando em igreja, absurdo! Qual a opinião de vocês que contribuíram para que isso acontecesse?

Vídeo em que homens atiram em uma residência com áudio falso que relaciona ataque ao PT

É falsa a alegação de que os homens armados que aparecem em vídeo atirando contra uma casa com gravuras de Jesus Cristo e da bandeira de Israel são esquerdistas e gritaram “aqui é PT” e “quer igreja, vai pra lá com Bolsonaro”. O áudio com essas frases foi inserido digitalmente sobre as imagens originais, em que não há referências ao partido ou ao presidente da República.

O vídeo foi gravado na Favelinha do Ibes, em Vila Velha (ES), no sábado (12), e mostra um ataque de quatro homens armados que efetuaram disparos pelo bairro, sem deixar mortos ou feridos, segundo o G1 Espírito Santo. Nas imagens, eles afirmam “é a tropa” e “nós tá no comando dessa desgraça aqui”.

O ataque ocorreu na rua Marta Serrano Vereza, nas imediações de onde houve uma tentativa de assassinato na sexta-feira (11). Não há informações de que o local que recebeu os tiros seja, de fato, uma igreja. Em setembro, dois jovens morreram nas proximidades, e no mês passado, uma mulher foi baleada.

Referências:

1. Instagram (@vilavelhanews_oficial)
2. G1 (1, 2, 3 e 4)
3. Google Maps

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.