🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra fortes ondas atingindo ponte Rio-Niterói

Por Luiz Fernando Menezes

17 de novembro de 2023, 13h46

Não é verdade que um vídeo mostra um registro recente da ponte Rio-Niterói sendo atingida por fortes ondas. A gravação que tem sido compartilhada fora de contexto circula há meses nas redes, conforme atestou Aos Fatos via busca reversa. Comparações entre a estrutura mostrada na filmagem e a ponte fluminense também permitem atestar que se trata de duas construções distintas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 17 mil curtidas no Instagram e 40 mil visualizações no Kwai até a tarde desta sexta-feira (17).


Selo falso

Olha o que está acontecendo na ponte Rio-Niterói.

 Vídeo de fortes ondas atingindo ponte circula como se tivesse sido registrado no Rio de Janeiro

Publicações enganam ao alegar que um vídeo mostrando uma estrutura atingida por fortes ondas registra uma cena ocorrida recentemente na ponte Rio-Niterói. Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a filmagem está disponível nas redes há meses sem qualquer informação sobre o local da gravação. Comparações permitem atestar, no entanto, que a estrutura mostrada nas imagens não é a mesma que liga a capital fluminense à cidade vizinha.

A estrutura que aparece no vídeo possui características muito diferentes da ponte Rio-Niterói (veja comparação abaixo):

  • A ponte do vídeo possui apenas duas faixas, enquanto a Rio-Niterói tem oito;
  • Seus pilares de sustentação são arredondados, diferentemente da ponte brasileira, que possui pilares com arestas;
  • Em determinado ponto, a estrutura também faz uma curva em uma espécie de morro, o que não acontece em nenhum momento na Rio-Niterói.

Do lado esquerdo, uma foto da ponte Rio-Niterói; do lado direito, um frame do vídeo compartilhado pelas peças de desinformação
Comparação. Ponte Rio-Niterói (à esquerda) é mais alta e mais larga do que estrutura que aparece nas peças de desinformação (Ecoponte/Divulgação; Reprodução/Twitter)

É fato, no entanto, que diversos pontos do Rio de Janeiro registraram enchentes entre a noite de terça-feira (14) e a madrugada de quarta (15), após fortes chuvas atingirem a cidade. Em algumas regiões da zona oeste houve chuva de granizo.

Referências:

1. Folha de S.Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.