É falso que um vídeo mostra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sendo hostilizado em um evento ao lado de indígenas. A gravação compartilhada pelas peças de desinformação foi editada para a inserção de um áudio em que pessoas gritam ofensas ao presidente. No registro original, feito em janeiro deste ano, em Boa Vista, é possível verificar que a população cantava uma música de apoio a Lula.
O vídeo editado acumula ao menos 200 mil visualizações no TikTok e 12 mil compartilhamentos no Facebook até a tarde desta segunda-feira (10).
Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo antigo e editado para sugerir que o presidente Lula teria sido xingado durante um evento com indígenas. As imagens, na verdade, foram registradas durante a visita do petista à Casa da Saúde Indígena Yanomami, em Boa Vista, no dia 21 de janeiro. Na ocasião, Lula não foi hostilizado: o vídeo original, publicado no Kwai, mostra que, naquele momento, as pessoas entoavam “olê, olê, olê, olá, Lula, Lula” (veja abaixo).
No dia 16 de janeiro, o governo federal decretou emergência para combater a falta de assistência ao povo yanomami, que sofria com a desnutrição, a malária e a violência. O presidente visitou a cidade dias depois para acompanhar os trabalhos do Ministério da Saúde e se encontrar com lideranças indígenas.
Vídeos da participação de Lula em eventos têm sido editados para inserir áudios de xingamentos desde o início de seu terceiro mandato. O Aos Fatos desmentiu, por exemplo, que ele teria sido recebido com palavras de ordem no pólo automotivo de Goiana (PE), na Feira Nordestina de Agricultura Familiar e Economia Solidária em Natal e na entrega do Minha Casa, Minha Vida em Viamão (RS).