É falso que o cantor Jaden Smith está “desabafando” sobre a relação de seu pai, Will Smith, com o rapper Sean Combs, conhecido como Diddy, em vídeo que circula nas redes sociais. A gravação foi sobreposta por dublagem falsa, feita por inteligência artificial, para insinuar ligação entre Will Smith e as acusações contra o rapper — preso em em 16 de setembro por suspeita de agressão e tráfico de pessoas.
Publicações com o áudio enganoso somavam mais de 11 milhões de visualizações no TikTok até esta quarta-feira (2) e também circulavam no Instagram.
Jaden Smith se pronuncia e desabafa!

Um vídeo do cantor Jaden Smith, filho do ator Will Smith, circula nas redes sociais como se fosse um desabafo sobre o empresário Sean Combs, conhecido como Diddy, preso em 16 de setembro por acusações de tráfico sexual e outros crimes.
A gravação, na verdade, foi publicada por Smith em seu Instagram em 2017. Nela, o cantor reclamava sobre a juventude não ter apoio para seguir seus sonhos e objetivos, após ser reprovado em exame de habilitação. O fato foi reportado como uma “crise existencial” do jovem por sites de entretenimento no Brasil e no exterior.
“É difícil hoje em dia criar a vida que queremos para nós mesmos porque ninguém aqui apoia a juventude e nossa criatividade”, diz ele no vídeo original (disponível no YouTube).
Após a prisão de Diddy, a gravação passou a circular com dublagem enganosa, feita por inteligência artificial, como se Jaden estivesse criticando Will.
“Quando eu era mais jovem, meu pai me levava para as festinhas do Diddy, que, para mim, eram desconfortáveis. Toda essa experiência teve um impacto profundo no meu comportamento e na maneira como eu vejo o mundo hoje”, diz o áudio falso.
Em nenhum momento do vídeo original Smith fala sobre Diddy. Aos Fatos também não encontrou registros de que o cantor tenha se pronunciado sobre o caso em suas redes sociais.
A publicação enganosa se soma a outras postagens que tentam insinuar ligações entre outros famosos com os crimes dos quais Diddy é acusado. Aos Fatos já desmentiu peças desinformativas que mentem sobre a relação entre Justin Bieber e Kamala Harris e o rapper preso.
Essa peça de desinformação também foi desmentida pelo UOL Confere.
O caminho da apuração
Através de busca reversa de imagens, Aos Fatos encontrou uma versão do vídeo original sem dublagem disponível no YouTube, além de reportagens da imprensa sobre o assunto.
Ouvimos a gravação, constatamos que ela é antiga e que em nenhum momento Jaden Smith se refere ao caso Diddy, tema abordado nos posts enganosos.
A reportagem também procurou pronunciamentos públicos de Jaden Smith recentes e não localizou falas ou posts sobre o assunto.