Posts compartilham vídeo gravado no Equador para alegar que facção criminosa sequestrou urnas em SP

Compartilhe

Não é verdade que uma facção criminosa sequestrou urnas eletrônicas em Jandira (SP) durante o primeiro turno das eleições municipais. As peças de desinformação com essa alegação compartilham um vídeo gravado no Equador em 2023 que mostra membros da facção criminosa Los Lobos, que assumiu autoria pelo assassinato de um candidato à Presidência do país.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam mais de 5.000 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (8).

Urgente! Em Jandira facção sequestrou as urnas eletrônicas. TSE está negociando resgate

Perfil no Instagram publicou imagem de homens encapuzados para sugerir que facção teria sequestrado urnas em Jandira (SP)

Publicações nas redes têm compartilhado imagens de um grupo de pessoas encapuzadas portando armas de alto calibre para alegar que criminosos teriam sequestrado urnas eletrônicas em Jandira (SP).

As imagens, porém, integram uma gravação feita em agosto de 2023 pela facção criminosa Los Lobos, do Equador. No vídeo, o grupo assume a autoria do assassinato de Fernando Villavicencio, então candidato a presidente do país.

Procurado pelo Aos Fatos, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) afirmou que não houve qualquer ocorrência semelhante à mencionada pelas peças de desinformação durante o primeiro turno das eleições municipais, ocorrido no último domingo (6).

Em busca nas redes e na imprensa, a reportagem tampouco encontrou qualquer registro sobre o confisco de urnas por grupos criminosos.

A peça de desinformação também foi desmentida pela Reuters.

O caminho da checagem

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos localizou o registro original do vídeo usado pelas peças de desinformação e constatou que ele vinha sendo compartilhada fora de contexto nas redes.

Em seguida, procuramos o TRE-SP, que negou que casos semelhantes tenham ocorrido durante o primeiro turno. Uma busca na imprensa e nas redes também não retornou nenhum resultado sobre o assunto.

Compartilhe

Leia também

falsoBolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

Bolsonaro não foi inocentado de acusação de tentativa de golpe

falsoImagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

Imagem que circula nas redes é antiga e não mostra ataque de rebeldes do Iêmen contra porta-aviões dos EUA

falsoEstudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19

Estudo da USP não comprova que máscaras foram inúteis e perigosas na pandemia de Covid-19