Vídeo de Elon Musk convocando manifestação é falso e foi gerado por IA

Compartilhe

Não é verdade que o empresário Elon Musk tenha convocado brasileiros para participar de uma manifestação a ser realizada no dia 16 de março deste ano. O vídeo difundido pelas peças enganosas foi manipulado com inteligência artificial. Na versão original, Musk expressa preocupação com o crescimento exponencial do uso de IA.

As peças de desinformação somavam 2.000 curtidas no Instagram, 1.100 compartilhamentos no X, além de centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (19).

ELON MUSK CLAMA POR AJUDA AOS BRASILEIROS.... 16/03/25 MANIFESTAÇÃO EM TODO BRASIL, FORA LULA, FORA PT

Posts difundem vídeo manipulado por IA para fazer crer que Elon Musk convocou brasileiros para participar de manifestação em março.

Foi manipulado por IA um vídeo em que o empresário Elon Musk diz que a corrupção destruiu o Brasil e convoca o povo brasileiro para participar de uma manifestação contra o governo Lula a ser realizada em 16 de março deste ano.

O registro alterado por IA usou um trecho da participação de Musk durante a conferência Bosch Connected World, em fevereiro de 2024. Na ocasião, o empresário expressou preocupação com o crescimento exponencial do uso de IA e alegou que faltaria energia no mundo em 2025 devido ao avanço da tecnologia e da fabricação de carros elétricos.

Ainda segundo o empresário, o avanço da IA gerou uma corrida por chips, principal componente da infraestrutura que sustenta a tecnologia (confira abaixo o trecho original).


“A corrida por chips é maior do que qualquer corrida do ouro que já existiu”, afirmou Musk.

Durante a participação na conferência, Musk não fez qualquer menção ao Brasil ou convocou brasileiros para quaisquer manifestações. Aos Fatos também não localizou quaisquer declarações públicas do empresário convocando o povo brasileiro para participar de protestos contra o atual governo Lula.

Origem. O vídeo manipulado difundido pelas peças enganosas foi originalmente publicado por uma conta no TikTok, em 16 de fevereiro. Na publicação, o usuário sinalizou que o conteúdo havia sido criado por IA e utilizado a ferramenta de edição CapCut.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa de imagens, Aos Fatos localizou a origem do vídeo manipulado e verificou que o conteúdo foi gerado por IA. Também foi localizada a gravação original, em que Elon Musk expressa preocupações com o uso da IA e não faz qualquer menção ao Brasil ou a manifestações contra o governo.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

É falso que 91 fuzis apreendidos em megaoperação policial no Rio pertenciam a CACs

falsoVídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

Vídeo mostra bastidores de clipe, não criminosos no Complexo da Penha

falsoBeira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

Beira-Mar não disse que ‘extrema direita é pior que qualquer facção’ em entrevista

fátima
Fátima