Um vídeo que circula nas redes fora de contexto não mostra o ex-ministro petista José Dirceu ao lado dos ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski em um “encontro amigável”, como afirmam postagens. A corte informou que a pessoa nas imagens é Luiz Fernando Furlan, executivo do Grupo Lide, empresa que promoveu o evento Brazil Conference New York em 14 e 15 de novembro deste ano, no qual os ministros estiveram presentes.
Até esta quarta-feira (7), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 1,98 milhão visualizações e mais de 45 mil compartilhamentos no Facebook, além de também circularem no Instagram com 17 mil visualizações e centenas de compartilhamentos no Kwai.
Dois ministros do STF em encontro íntimo e casual com Zé Dirceu, condenado por corrupção pela justiça do Brasil há mais de 30 anos de prisão.
Postagens nas redes sociais enganam ao afirmar que um vídeo mostra o ex-ministro José Dirceu cumprimentando os ministros do STF Alexandre de Moraes e Ricardo Lewandowski. Em nota, o STF informou que o vídeo mostra Luiz Fernando Furlan, executivo do Grupo Lide e ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (2003–2007) no governo Lula (PT).
As imagens foram gravadas durante a passagem dos ministros por Nova York, em novembro deste ano, quando participaram do evento Lide Brazil Conference. José Dirceu não estava no evento.
Condenado a 30 anos de prisão por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e organização criminosa, o petista chegou a ser preso em maio de 2018, mas foi solto um mês depois. Neste momento, Dirceu aguarda em liberdade o julgamento do caso em instâncias superiores.