É falso que vídeo mostra cristãos orando na França após abertura das Olimpíadas

Compartilhe

Um vídeo que mostra pessoas rezando em Paris não foi gravado após a abertura das Olimpíadas, como alegam publicações nas redes sociais. As imagens são de maio deste ano e retratam o evento religioso Marcha para Jesus, que reuniu milhares de pessoas na capital francesa.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 20 mil curtidas no TikTok, 14 mil curtidas no Instagram e compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (29).

ACONTECENDO AGORA [27/07/2024] APÓS A abertura dos jogos olímpicos que autorizou a chegada do anti messias, e realizou um sacrifício nacional do país por profanação , rituais , uma multidão cristã sai às ruas para reverenciar e adorar o nome de JESUS o verdadeiro REI.

Posts difundem imagens da Marcha para Jesus de Paris, realizada em maio, como se fosse de ato religioso após abertura das Olimpíadas

Posts nas redes enganam ao alegar que milhares de religiosos se reuniram para orar em Paris em um evento público após a abertura das Olimpíadas, na última sexta-feira (26). Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o vídeo difundido pelas peças de desinformação foi gravado no dia 25 de maio deste ano, durante a Marcha para Jesus.

Na ocasião, milhares de pessoas caminharam pela capital francesa com cartazes e faixas com mensagens religiosas. Depois, os participantes se reuniram em frente à Torre Eiffel.

Aos Fatos não encontrou registros na imprensa de qualquer evento público religioso de proporção semelhante ao de maio que tenha ocorrido em Paris após a abertura dos Jogos Olímpicos.

As peças enganosas também alegam que houve um ato de "sacrifício" e "profanação" durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas. Uma performance com drag queens foi vista como uma paródia da representação bíblica de Leonardo da Vinci em “A Última Ceia”. Religiosos e políticos ao redor do mundo criticaram a cena.

Os organizadores do evento negaram que a encenação fizesse referência à obra de Da Vinci. Eles também negaram que o evento tivesse a intenção de faltar com respeito a qualquer grupo religioso e lamentaram caso alguém tenha ficado ofendido.

O caminho da checagem:

Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou as imagens originais e constatou que retratam a Marcha para Jesus realizada em maio deste ano, na capital francesa.

Ao realizar uma busca em portais de notícias, também não foram encontradas informações de qualquer ato público religioso semelhante ao de maio ocorrido após a abertura das Olimpíadas.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

É falso que gastos de Janja somam R$ 63 milhões em dois anos

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

Exaltação à raiva masculina ressoa de subculturas ao mainstream na internet

falsoImagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA

Imagem de Bolsonaro visitando Lula no hospital foi gerada por IA