É falso que vídeo mostra avião da Força Aérea Portuguesa decolando com doações rumo ao Brasil

Compartilhe

Um vídeo que mostra a decolagem de um avião de carga da Força Aérea Portuguesa tem sido difundido nas redes como se retratasse o transporte de doações do país para o Brasil em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. O registro original, no entanto, foi feito em 2023, antes das recentes inundações. A Força Aérea Portuguesa informou que até o momento não houve qualquer missão relacionada ao transporte de doações para o Brasil, o que foi corroborado pelo Ministério de Portos e Aeroportos do governo brasileiro.

Publicações com o vídeo enganoso acumulavam 320 mil visualizações no TikTok até esta terça-feira. Circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

Selo falso

Força Aérea Portuguesa decola com donativos arrecadados rumo ao Brasil

Vídeo mostra aeronave da Força Aérea Portuguesa decolando com a legenda enganosa de que estaria transportando donativos arrecadados rumo ao Brasil

Não é atual nem retrata um avião da Força Aérea Portuguesa com doações para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul o vídeo difundido por publicações nas redes mostrando a decolagem de uma aeronave militar de transporte KC-390.

Em nota ao Aos Fatos, a Força Aérea Portuguesa informou que o registro original foi feito no aeroporto de Lisboa no dia 19 de dezembro de 2023 (veja abaixo). Segundo a nota, até o momento não há missão de transporte de donativos arrecadados para o Brasil. O Ministério de Portos e Aeroportos, do governo brasileiro, também negou que a filmagem retrate um voo com doações de Portugal.

A Força Aérea Portuguesa afirmou ainda que foi procurada informalmente pela Força Aérea Brasileira no sentido de avaliar a disponibilidade para apoiar a coordenação de transporte de donativos recolhidos em Portugal. E que aguarda os contatos formais necessários, por meio dos canais ministeriais próprios, assim como a identificação do eventual material a transportar.

“No entanto, até ao momento não se registou qualquer missão da Força Aérea Portuguesa relacionada com esse transporte. Efetivamente no vídeo que partilhou surge um avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa a decolar do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, mas não dedicado à missão que apresenta o vídeo”, diz trecho da nota.

Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falsa a alegação de que o presidente de Portugal acusou o Brasil de recusar doações após a tragédia gaúcha. O vídeo difundido pelas peças de desinformação foi gravado pelo deputado André Ventura, do partido português de extrema-direita Chega.

Após o vídeo publicado pelo parlamentar português, o governo brasileiro anunciou medidas para facilitar a remessa internacional de doações internacionais, mas os donativos seguem parados em galpões em Portugal

Leia mais
Nas Redes É falso que presidente de Portugal acusou o Brasil de recusar doações após enchentes no RS

Em nota publicada na segunda-feira (13) a campanha “SOS RS em Portugal” — iniciativa lançada no dia 7 de maio por um grupo de voluntários portugueses, que negam ter vínculo político-partidário, e que já teriam arrecadado 250 toneladas de doações — divulgou ter avançado nas negociações com o governo brasileiro para o envio dos donativos. Até o momento da publicação desta checagem, no entanto, não houve qualquer atualização.

Referências

  1. Aos Fatos
  2. YouTube
  3. Instagram (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima