Um vídeo que mostra a decolagem de um avião de carga da Força Aérea Portuguesa tem sido difundido nas redes como se retratasse o transporte de doações do país para o Brasil em razão das enchentes no Rio Grande do Sul. O registro original, no entanto, foi feito em 2023, antes das recentes inundações. A Força Aérea Portuguesa informou que até o momento não houve qualquer missão relacionada ao transporte de doações para o Brasil, o que foi corroborado pelo Ministério de Portos e Aeroportos do governo brasileiro.
Publicações com o vídeo enganoso acumulavam 320 mil visualizações no TikTok até esta terça-feira. Circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Força Aérea Portuguesa decola com donativos arrecadados rumo ao Brasil
Não é atual nem retrata um avião da Força Aérea Portuguesa com doações para as vítimas da enchente no Rio Grande do Sul o vídeo difundido por publicações nas redes mostrando a decolagem de uma aeronave militar de transporte KC-390.
Em nota ao Aos Fatos, a Força Aérea Portuguesa informou que o registro original foi feito no aeroporto de Lisboa no dia 19 de dezembro de 2023 (veja abaixo). Segundo a nota, até o momento não há missão de transporte de donativos arrecadados para o Brasil. O Ministério de Portos e Aeroportos, do governo brasileiro, também negou que a filmagem retrate um voo com doações de Portugal.
A Força Aérea Portuguesa afirmou ainda que foi procurada informalmente pela Força Aérea Brasileira no sentido de avaliar a disponibilidade para apoiar a coordenação de transporte de donativos recolhidos em Portugal. E que aguarda os contatos formais necessários, por meio dos canais ministeriais próprios, assim como a identificação do eventual material a transportar.
“No entanto, até ao momento não se registou qualquer missão da Força Aérea Portuguesa relacionada com esse transporte. Efetivamente no vídeo que partilhou surge um avião KC-390 da Força Aérea Portuguesa a decolar do Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, mas não dedicado à missão que apresenta o vídeo”, diz trecho da nota.
Em checagem anterior, Aos Fatos verificou ser falsa a alegação de que o presidente de Portugal acusou o Brasil de recusar doações após a tragédia gaúcha. O vídeo difundido pelas peças de desinformação foi gravado pelo deputado André Ventura, do partido português de extrema-direita Chega.
Após o vídeo publicado pelo parlamentar português, o governo brasileiro anunciou medidas para facilitar a remessa internacional de doações internacionais, mas os donativos seguem parados em galpões em Portugal
Em nota publicada na segunda-feira (13) a campanha “SOS RS em Portugal” — iniciativa lançada no dia 7 de maio por um grupo de voluntários portugueses, que negam ter vínculo político-partidário, e que já teriam arrecadado 250 toneladas de doações — divulgou ter avançado nas negociações com o governo brasileiro para o envio dos donativos. Até o momento da publicação desta checagem, no entanto, não houve qualquer atualização.