Não é verdade que as comportas da barragem da usina Castro Alves, no Rio Grande do Sul, foram abertas e que isso agravou as enchentes que atingem o estado desde o início do mês. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham um vídeo gravado em setembro de 2023 na PCH Linha Emília que mostra a água passando por cima da estrutura devido à alta vazão. A barragem da usina sequer tem comportas capazes de regular o fluxo do rio.
As imagens com o contexto enganoso acumulavam ao menos 1.500 curtidas no Instagram e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (24).
Momento que abriram as comportas do Rio Grande do Sul. Será que foi só chuva mesmo?
Posts nas redes têm compartilhado um vídeo antigo como uma suposta prova de que as comportas de barragens do Rio Grande do Sul teriam sido abertas e que isso teria agravado as enchentes que mataram ao menos 163 pessoas no estado.
A gravação, feita em setembro de 2023, mostra o momento em que o volume do rio subiu a ponto de passar por cima da barragem da PCH Linha Emília, localizada em Dois Lageados (RS).
O mesmo vídeo também circulou nas redes durante a crise climática gaúcha do ano passado para fazer a mesma alegação enganosa de que as comportas das barragens gaúchas teriam sido abertas para agravar a tragédia. Isso não faz sentido, já que a barragem que aparece no vídeo funciona por meio de fio d’água e não tem comportas capazes de armazenar ou regular o fluxo do rio.
Esta é a segunda publicação que recicla desinformações do ano passado para defender a teoria conspiratória de abertura de comportas. Aos Fatos também desmentiu recentemente posts que compartilharam um vídeo no qual o apresentador Alexandre Garcia mente que houve a abertura simultânea das comportas de três barragens no Rio Grande do Sul.
CORREÇÃO: Esta checagem foi atualizada às 10h20 do dia 28 de maio de 2024 para corrigir a informação referente ao local da gravação. O vídeo mostra a PCH Linha Emília e não a Usina Castro Alves. O desmentido e o selo, no entanto, permanecem os mesmos.