🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Lula foi recebido com vaias em evento na Embraer

Por Milena Mangabeira

11 de maio de 2023, 15h44

Um vídeo em que Lula (PT) aparece no evento de inauguração da linha de produção de caças Gripen, em Gavião Peixoto (SP), teve o áudio manipulado para dar a entender que o presidente foi vaiado, o que é falso. O áudio sobreposto ao vídeo original é de uma manifestação contrária a Lula que ocorreu em Araraquara (SP), no dia 8 de janeiro, quando ele visitou a cidade para avaliar danos causados pelas chuvas.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 5.000 compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (11) e circulam também no Kwai.


Selo falso

Áudio original é sobreposto para dar a entender que o presidente Lula foi vaiado durante inauguração de produção do caça sueco Gripen.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não foi recepcionado com gritos de “Lula, ladrão” durante a inauguração da linha de produção dos caças Gripen F-39, como fazem crer publicações nas redes. O evento, que aconteceu na terça-feira (9) na fábrica da Embraer, em Gavião Peixoto (SP), foi restrito e contou com a participação do ministro da Defesa José Múcio e do comandante da Aeronáutica, o tenente-brigadeiro do ar Marcelo Damasceno.

Na verdade, as imagens produzidas pela TV Brasil foram sobrepostas pelo áudio de uma manifestação contra Lula que aconteceu no dia 8 de janeiro, em Araraquara (SP), enquanto o presidente visitava a cidade para avaliar os danos causados pelas chuvas.

Inclusive, é possível escutar um homem dizendo que o mandatário havia acabado de chegar na cidade e que estava cercado por membros do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) — órgão responsável pela segurança do presidente da República. A segurança de Lula, entretanto, é feita por agentes da Polícia Federal.

Referências:

1. TV Brasil
2. G1
3. O Globo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.