É falso que lei instituiu vagas de estacionamento prioritárias para pessoas LGBTQIA+

Compartilhe

É falso que o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou a obrigatoriedade de vagas de estacionamento prioritárias para pessoas LGBTQIA+ até 2024, como sugere um vídeo que viralizou nas redes. Não há qualquer norma publicada no Diário Oficial da União com esse teor. O título que aparece no suposto print do G1 não consta na lista de notícias publicadas — trata-se de uma montagem que imita a identidade visual do site .

O post com conteúdo enganoso acumula mais de 250 mil visualizações do TikTok e ao menos 16 mil curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (13). O vídeo também circula no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível estimar o alcance.


Selo falso

Vaga de estacionamento prioritárias LGBT serão obrigatórias até 2024

Vídeo falsifica matéria do G1 para afirmar que governo instituiu vagas de estacionamento prioritárias para a população LGBTQIA+

O governo Lula não instituiu vagas de estacionamento prioritárias para a população LGBTQIA+, como sugere um vídeo que circula nas redes. Aos Fatos não encontrou qualquer norma com teor semelhante publicada no DOU (Diário Oficial da União) e, ao contrário do que aponta a publicação, a notícia também não foi publicada pelo G1.

Em busca pelo termo “LGBT” no DOU a partir de 1º de janeiro deste ano, foram encontrados termos de fomento do Ministério dos Direitos Humanos que direcionaram verba de emendas parlamentares para a promoção de políticas públicas para formação profissional, empregabilidade e redução da violência contra essa população.

O termo também é citado na resolução 233, que estabelece diretrizes para atendimento socioeducativo a adolescentes privadas de liberdade, para determinar a necessidade de pesquisas sobre o número de jovens LGBTQIA+ e quais as suas condições de atendimento. Há também uma menção à sigla no decreto que aprova a estrutura do Ministério da Pesca e Aquicultura — uma das missões do órgão é promover a inclusão de jovens, mulheres e LGBTQIA+ nos espaços de produção pesqueiros.

Leia mais
Nas Redes Haddad não anunciou criação de ‘bolsa travesti’ no valor de R$ 1.800
Nas Redes É falso que Erika Hilton foi convidada para ministério no governo Lula
HQ Desenhamos as conquistas LGBTQI no Brasil

Conteúdos homofóbicos e transfóbicos são usados com frequência para atacar o governo Lula:

Também são frequentes posts que usam a identidade visual do G1 para desinformar:

Referências

  1. DOU (1, 2 e 3)

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

Vídeo antigo de Lula circula como se fosse resposta atual a Trump

falsoPosts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Posts mentem ao afirmar que TCU aprovou impeachment de Lula

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça

Rede social que permitir posts criminosos pode ser responsabilizada, diz Ministério da Justiça