É falso que vacina da AstraZeneca contra Covid causa MPox

Compartilhe

É falso que o adenovírus de chimpanzé usado na vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca seja o responsável pelo surto de Mpox — doença antes chamada de varíola dos macacos — anunciado pela OMS nesta quarta-feira (14), como alegam publicações nas redes. O conteúdo enganoso resgata uma peça já desmentida pelo Aos Fatos em 2022. Especialistas dizem que o microorganismo presente na vacina não causa doenças ao ser humano.

Publicações com o conteúdo falso acumulavam dezenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta segunda-feira (19) e também circulam em outros idiomas.

A WHO declarou a monkeypox uma emergência de saúde global. Esta nova fraude médica está na bula das injeções Covid da Astrazeneca - Adenovírus de Chimpanzé

Post mente ao associar a vacina contra a Covid-19 produzida pela Astrazeneca ao recente surto de mpox em países da África

Voltou a circular nas redes uma peça de desinformação que associa o adenovírus de chimpanzé presente na vacina contra a Covid-19 produzida pela farmacêutica AstraZeneca ao surto de Mpox, popularmente chamada de varíola dos macacos. Isso é falso.

Nesta quarta-feira (14), a OMS declarou emergência de saúde pública em relação ao surto.

Desinformadores aproveitaram o anúncio feito pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, sobre o aumento de casos da doença na República Democrática do Congo (RDC) e em um número crescente em países na África para retomar mentiras e teorias conspiratórias envolvendo as vacinas contra a Covid-19.

Como já foi desmentido pelo Aos Fatos, que consultou especialistas no assunto, não há qualquer relação entre o adenovírus usado nas vacinas e a varíola dos macacos.

Segundo a Fiocruz, o imunizante da AstraZeneca utiliza uma versão modificada geneticamente de um adenovírus que causa resfriado comum em chimpanzés, o ChAdOx1, inofensivo para o ser humano. O vírus da varíola dos macacos, por outro lado, é o MPV (monkeypox virus), de família diferente do que está no imunizante.

Além disso, o microorganismo é incapaz de transmitir doenças ao ser humano, de acordo com a Fiocruz.

Portanto, é falso que o atual surto de Mpox anunciado pela OMS tenha relação com vacinas contra a Covid-19 produzidas pela AstraZeneca.

O caminho da checagem

Aos Fatos já havia checado em 2022 desinformação semelhante sobre a associação entre a vacina contra a Covid-19 e a Mpox, então chamada de varíola dos macacos. À época, especialistas desmentiram a falsa correlação. Com o ressurgimento da desinformação diante do surto recente da doença, rechecamos as informações. Nada mudou.

Referências

  1. OPAS
  2. Aos Fatos

Compartilhe

Leia também

falsoPosts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

Posts distorcem decisão do STJ para fazer crer que traficante não será punido ao portar armas

falsoSátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

Sátira sobre briga por assento em voo da Gol circula como se fosse verdade

falsoAviso de ‘encomenda retida pelos Correios’ é golpe

Aviso de ‘encomenda retida pelos Correios’ é golpe