🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Foto mostra urnas após acidente no RN, não jogadas no lixo em Porto Alegre

Por Marco Faustino

22 de novembro de 2022, 13h25

As urnas eletrônicas mostradas em uma foto que circula nas redes sociais não foram descartadas ilegalmente pelo DMLU (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) de Porto Alegre, como afirmam postagens. A imagem foi registrada em 2009, após um acidente de trânsito no Rio Grande do Norte. O departamento e o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio Grande do Sul negam que equipamentos de votação tenham sido descartados.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4.000 curtidas no Instagram nesta terça-feira (22) e circulam também no Telegram e WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Urnas foram encontradas descartadas ilegalmente no DMLU [Departamento Municipal de Limpeza Urbana] de Porto Alegre

Publicações difundem que urnas foram descartadas ilegalmente no lixo em Porto Alegre, o que não aconteceu.

Uma imagem que circula nas redes não mostra urnas eletrônicas descartadas ilegalmente no DMLU de Porto Alegre, como afirmam postagens. Por meio de busca reversa, o Aos Fatos verificou que a imagem foi registrada em 17 de setembro de 2009, no Rio Grande do Norte, e retrata a colisão entre um caminhão que transportava cloro líquido e uma carreta que transportava urnas eletrônicas antigas que seriam recicladas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral), em Brasília. Os equipamentos não continham dados eleitorais. O site 'Tribuna do Norte', que publicou a imagem, não informou os créditos da foto.

O TRE-RS e o Departamento de Limpeza Urbana da capital gaúcha negaram ao Aos Fatos que tenha ocorrido qualquer o descarte de máquinas de votação após das eleições deste ano. De acordo com o TSE, antes de serem descartadas, as urnas eletrônicas são desmontadas e descaracterizadas, ou seja, moídas e quebradas em partes pequenas. Após as eleições, os equipamentos de votação são encaminhados para depósitos.

Referências:

1. Tribuna do Norte
2. TSE
3. Poder360

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.