🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Abril de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso tweet em que Lula responde a Bolsonaro sobre sigilo de cem anos

Por Marco Faustino

27 de abril de 2022, 18h26

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não publicou o tweet em que faz uma provocação em cima de uma resposta dada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) sobre a decretação de sigilo de cem anos para informações do governo (veja aqui). Ao ser questionado por um usuário sobre os motivos para a classificação, o mandatário postou: “em 100 anos saberá”. A montagem incluiu na sequência um post do petista que diz “8 meses”, e que nunca foi publicado na conta oficial dele na plataforma.

Publicações que difundem a falsa interação entre Lula e Bolsonaro reuniam ao menos centenas de compartilhamentos no Facebook e circulam também no Twitter nesta quarta-feira (27).


Selo falso

Postagem falsa que simula resposta de Lula a Bolsonaro sobre sigilos

É falsa a imagem compartilhada nas redes sociais que simula uma interação no Twitter entre o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL). Ao diálogo, verdadeiro, em que um seguidor questionou o mandatário sobre a decretação de sigilo de cem anos sobre informações do governo e recebeu a resposta “em cem anos saberá”, a montagem inseriu um tweet falso do petista em que se lê “8 meses”.

A publicação não consta na conta oficial de Lula na plataforma, e a sua assessoria afirmou que ele não escreveu a mensagem no Twitter. Aos Fatos não encontrou ainda qualquer menção ao termo “8 meses”, inclusive entre tweets já apagados – o que é possível por meio de monitoramento de mensagens postadas na rede social por alguns políticos.

Por meio do Tweet Beaver, ferramenta que permite analisar interações entre perfis abertos, foi possível confirmar também que não houve interação entre os perfis dos dois políticos nas últimas 3.200 postagens que aparecem na linha do tempo de ambas as contas.

A publicação inventada é uma provocação à resposta de Bolsonaro a um usuário da plataforma, que questionou o motivo para imposição de sigilos de um século em assuntos considerados polêmicos em seu governo. Bolsonaro escreveu, em 13 de abril de 2022: “Em 100 anos saberá”.

Na terça-feira (26), Lula afirmou que revogará os sigilos se for eleito presidente em 2022, mas nunca respondeu a Bolsonaro sobre isso no Twitter.

Referências:

1. Twitter (Fontes 1 e 2)
2. Tweet Beaver
3. Revista Veja
4. Correio Braziliense


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.