Não é verdade que a Polícia Federal encontrou um túnel secreto no quarto da advogada Deolane Bezerra, como afirmam postagens enganosas. A Operação Integration, que resultou na prisão da influenciadora e de outras 10 pessoas suspeitas de atuar num esquema de lavagem de dinheiro, é comandada pela Polícia Civil de Pernambuco. Não há menção ao túnel nos canais de comunicação da PF, da Polícia Civil ou no noticiário.
Publicações com o conteúdo falso acumulavam ao menos 16 milhões de visualizações no TikTok até a tarde desta sexta-feira (20).
Polícia encontra túnel na casa de Deolane Bezerra 🤯😱
![Publicações compartilham uma imagem de Deolane Bezerra para alegar que a Polícia Federal teria encontrado um túnel na casa dela, o que é falso.](https://static.aosfatos.org/media/cke_uploads/2024/09/20/19-9-2024_tunel_deolane-capa-fake.png)
Publicações virais nas redes enganam ao afirmar que a Polícia Federal encontrou um túnel no quarto da advogada e influenciadora Deolane Bezerra. Segundo as peças falsas, a corporação encontrou a abertura após denúncias anônimas relatarem um movimento anormal de pessoas na mansão onde a influenciadora vive, em São Paulo.
Ainda de acordo com as publicações, a PF teria desconfiado de um piso recém-reformado no quarto da influenciadora e, após investigação, teria encontrado embaixo da cama uma abertura para um túnel.
As postagens não informam o que mais foi encontrado no local, apenas dizem que os policiais ficaram “chocados” e sinalizam que a descoberta será informada em um vídeo posterior.
No entanto, não há qualquer menção à prisão de Deolane Bezerra nos canais de comunicação da Polícia Federal. Isso porque a Operação Integration, que resultou na detenção da influenciadora, está sendo comandada pela Polícia Civil de Pernambuco, não pela PF.
No noticiário sobre o caso inexiste menção a um túnel na casa da advogada. Além disso, as publicações falsas utilizam fotos que não têm qualquer relação com o caso, como da atração turística Túnel Maria Nossar, localizada em Valença (RJ), e da cidade subterrânea de Derinkuyu, na Turquia (veja abaixo).
Outras publicações compartilham uma história similar alegando que o túnel teria sido encontrado na casa de Adélia Soares, advogada de Deolane Bezerra e ex-participante do Big Brother Brasil.
![Montagem compara o uso fotos originais de pontos turísticos em vídeo com história falsa sobre prisão de Deolane Bezerra](https://static.aosfatos.org/media/cke_uploads/2024/09/20/20-9-2024_deolane-tunel-montagem.png)
No dia 4 de setembro, Deolane Bezerra foi presa durante uma investigação da Polícia Civil que investiga uma organização criminosa suspeita de movimentar cerca de R$ 3 bilhões em um esquema de lavagem de dinheiro oriundo de jogos de azar.
Cinco dias depois, o TJ-PE (Tribunal de Justiça de Pernambuco) concedeu prisão domiciliar à influenciadora. No entanto, ela descumpriu medidas impostas pela Justiça e voltou a ser presa no dia 10 de setembro.
Desde então, Aos Fatos já desmentiu diversas publicações enganosas sobre a prisão de Deolane, como alegações falsas de que ela teria sido advogado do presidente Lula ou de que a polícia encontrou um cofre com quase R$ 1 milhão na mansão da influenciadora.
Peças de desinformação similares também foram desmentidas pelo Estadão Verifica e pela Lupa.
O caminho da checagem
Inicialmente, Aos Fatos buscou informações sobre a descoberta de um túnel na casa de Deolane Bezerra nos canais de comunicação da Polícia Federal e em veículos de imprensa.
A partir da pesquisa, confirmou-se que não há qualquer menção ao episódio. O noticiário também informa que a operação que resultou na prisão da influenciadora é comandada pela Polícia Civil de Pernambuco.
Aos Fatos também realizou busca reversa das imagens que aparecem no vídeo para verificar se elas tinham alguma relação com o caso, o que não se confirmou.