🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Bolsonaro tuitou crítica a padres e bispos sobre campanha em Aparecida

Por Bruna Leite

13 de outubro de 2022, 18h10

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não escreveu, em seu perfil no Twitter, que “nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha” nem disse que o tumulto em Aparecida (SP) durante a sua visita mostra o “fracasso da igreja de Roma”, como dizem postagens. Em monitoramento feito pelo Aos Fatos das publicações feitas pelo candidato na rede social, inclusive as apagadas, não foi encontrado registro da postagem. Suas publicações sobre a visita ao Santuário de Aparecida, ocorrida na quarta-feira (12), incluem agradecimentos aos católicos e um vídeo da sua chegada ao local.

Até esta quinta-feira (13), a publicação desinformativa havia alcançado 27 mil curtidas e 4.700 compartilhamentos no Twitter, e circulava também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Nenhum padre ou bispo deve dizer onde posso ou não fazer campanha. A postura arrogante de alguns religiosos explica o crescimento da igreja evangélica e o fracasso da igreja de Roma.

Reprodução de falso tuíte do presidente Jair Bolsonaro sobre padres e bispos não interferirem na campanha política

O presidente Jair Bolsonaro não publicou em seu perfil oficial no Twitter as frases: “Mas acho que nenhum padre ou bispo devem dizer onde posso ou não fazer campanha” e “A postura arrogante de alguns religiosos explica o crescimento da igreja evangélica e o fracasso da igreja de Roma”, como afirmam postagens nas redes.

A imagem é uma montagem: não há indícios de que o candidato à reeleição tenha publicado o texto, de acordo com monitoramento feito pelo Aos Fatos com todos os tuítes do político, inclusive os apagados, e a campanha do candidato também desmentiu a desinformação.

Na quarta (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, Bolsonaro não fez nenhuma publicação no horário das 20h27, como consta na montagem. Ele fez dois posts durante o dia, às 15h15 e às 23h19, um sobre a soltura de um acusado de estupro de vulnerável e outro com um vídeo que mostra a sua visita ao Santuário Nacional de Aparecida (SP).

“Aproveito a ocasião para agradecer aos católicos do Brasil inteiro pelo apoio inestimável. Sei que que tenho meus defeitos e pecados, mas o combate que estamos lutando é maior do que cada um de nós”, afirmou Bolsonaro.

Durante a missa em celebração à padroeira do Brasil, Bolsonaro foi recebido com um misto de vaias e aplausos. Diante do tumulto, o padre Eduardo Ribeiro, que conduzia a celebração, pediu silêncio aos presentes. Do lado de fora, apoiadores do presidente hostilizaram equipes de reportagem e pessoas vestidas de vermelho.

Referências:

1. Veja
2. Twitter (1, 2 e 3)
3. Folha de S.Paulo
4. Correio Brasiliense


Aos Fatos integra o Programa de Verificação de Fatos Independente da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.