🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso tuíte de Bolsonaro sobre reunião com generais e ministro da Justiça após derrota na eleição

Por Priscila Pacheco

1 de novembro de 2022, 18h40

O presidente Jair Bolsonaro (PL) não tuitou às 20h47 deste domingo (30) que se reuniu com generais das Forças Armadas nem que está com o ministro da Justiça porque “o povo pediu e vou fazer valer” , como faz crer uma montagem que circula nas redes sociais. O post não consta no perfil de Bolsonaro nem foi capturado pela ferramenta do Aos Fatos que arquiva todos os tuítes dos candidatos à Presidência, mesmo os apagados. O nome de usuário diferente, a formatação do texto fora do padrão da plataforma e erros ortográficos também comprovam que a imagem é falsa.

A montagem circula principalmente no WhatsApp (fale com a Fátima), plataforma em que não é possível conferir a viralização com precisão.


Selo falso

Tuíte falsamente atribuído ao presidente Jair Bolsonaro sobre encontro com generais e ministro da Justiça

Circula nas redes sociais uma reprodução de um tuíte atribuído a Jair Bolsonaro (PL) com as frases “Já Reuni com os Generais das Forças Armadas e estou com o Min. Da Justiça. O Povo Pediu e vou Fazer Valer. A nossa Bandeira Jamais Será Vermelha. Deus Pátria e Família. Boa noite a Todos”, mas o presidente nunca fez essa postagem.

O tuíte não aparece no perfil de Bolsonaro nem foi capturado pela ferramenta do Aos Fatos que arquiva todas as postagens dos presidenciáveis neste ano — inclusive as apagadas. Bolsonaro não postou no Twitter no domingo. Na tarde desta terça-feira (1º), o presidente fez um rápido pronunciamento em que agradeceu aos eleitores e rechaçou manifestações violentas. Ele não citou reuniões com generais ou com o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres.

Embora mostre a foto do perfil do presidente, há outros elementos que mostram que a postagem não é da conta oficial: não há selo de autenticação e as primeiras letras após o arroba são o G maiúsculo e o e minúsculo — o nome de usuário do presidente na plataforma é @jairbolsonaro.

O Aos Fatos entrou em contato com o Exército, Marinha e Aeronáutica para averiguar se houve algum encontro neste domingo, mas não obteve retorno. O ministro Anderson Torres acompanhou a apuração no Palácio da Alvorada com Bolsonaro.

Referências:

1. Twitter (@jairbolsonaro)
2. Veja (Fontes 1 e 2)
3. Escriba

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.