É falso que Trump ligou para Bolsonaro durante protesto pela anistia

Compartilhe

Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chorou após receber um telefonema do presidente americano Donald Trump durante manifestação na avenida Paulista no último domingo (6). Aos Fatos não encontrou qualquer registro da ligação na transmissão do evento ou em reportagens publicadas pela imprensa.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,1 milhão de visualizações no TikTok, centenas de visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (8).

Trump liga para Bolsonaro durante manifestação e faz ele chorar ao vivo.

Montagem com duas imagens lado a lado. À esquerda, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, um homem branco de cabelos loiros penteados para o lado, veste terno preto com camisa branca e gravata vermelha. Ele está sério, segurando um telefone com fio no ouvido, sentado à mesa do que parece ser o Salão Oval, com uma bandeira desfocada ao fundo. À direita, o ex-presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, um homem branco de cabelos grisalhos curtos, veste um agasalho amarelo com detalhes verdes. Ele segura um microfone próximo à boca e fala durante uma manifestação pública. Acima das imagens, em letras maiúsculas sobre fundo vermelho, está escrito: ‘TRUMP LIGA PARA BOLSONARO DURANTE MANIFESTAÇÃO E FAZ ELE CHORAR AO VIVO’.

Posts nas redes mentem ao afirmar que Trump ligou para Bolsonaro durante a manifestação pela anistia aos golpistas do 8 de Janeiro ocorrida no último domingo (6) na avenida Paulista. Aos Fatos não encontrou registros públicos do suposto diálogo, tampouco notícias na imprensa sobre o caso.

As peças de desinformação alegam que o suposto telefonema teria ocorrido durante o discurso do ex-presidente brasileiro, que teria recebido um aparelho celular de um assessor. O momento, no entanto, não aparece na transmissão da fala de Bolsonaro divulgada nas redes (veja abaixo).

O ex-presidente brasileiro e seus aliados também não publicaram vídeos ou informações sobre o suposto momento nas redes, diferentemente do que ocorreu em março de 2024, quando Bolsonaro conversou por videochamada com Trump após mediação do filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

Ao longo de seu discurso, Bolsonaro mencionou Trump em duas ocasiões: na primeira, o ex-presidente celebrou a recondução do republicano à Casa Branca; na segunda, ele o incluiu na lista de líderes da direita que têm supostamente sofrido perseguição.

Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.

O caminho da apuração

Aos Fatos fez buscas na imprensa e não identificou qualquer menção a uma suposta ligação realizada por Donald Trump para Jair Bolsonaro. A reportagem ainda assistiu ao discurso do ex-presidente e constatou que em momento algum ele falou ao telefone com o presidente americano.

Referências

  1. YouTube (Jair Bolsonaro) (1, 2 e 3)
  2. Instagram (Jair Bolsonaro)
  3. O Globo

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima