Não é verdade que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chorou após receber um telefonema do presidente americano Donald Trump durante manifestação na avenida Paulista no último domingo (6). Aos Fatos não encontrou qualquer registro da ligação na transmissão do evento ou em reportagens publicadas pela imprensa.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1,1 milhão de visualizações no TikTok, centenas de visualizações no Kwai e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta terça-feira (8).
Trump liga para Bolsonaro durante manifestação e faz ele chorar ao vivo.

Posts nas redes mentem ao afirmar que Trump ligou para Bolsonaro durante a manifestação pela anistia aos golpistas do 8 de Janeiro ocorrida no último domingo (6) na avenida Paulista. Aos Fatos não encontrou registros públicos do suposto diálogo, tampouco notícias na imprensa sobre o caso.
As peças de desinformação alegam que o suposto telefonema teria ocorrido durante o discurso do ex-presidente brasileiro, que teria recebido um aparelho celular de um assessor. O momento, no entanto, não aparece na transmissão da fala de Bolsonaro divulgada nas redes (veja abaixo).
O ex-presidente brasileiro e seus aliados também não publicaram vídeos ou informações sobre o suposto momento nas redes, diferentemente do que ocorreu em março de 2024, quando Bolsonaro conversou por videochamada com Trump após mediação do filho, o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP).
Ao longo de seu discurso, Bolsonaro mencionou Trump em duas ocasiões: na primeira, o ex-presidente celebrou a recondução do republicano à Casa Branca; na segunda, ele o incluiu na lista de líderes da direita que têm supostamente sofrido perseguição.
Esta peça de desinformação também foi desmentida pelo Boatos.org.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez buscas na imprensa e não identificou qualquer menção a uma suposta ligação realizada por Donald Trump para Jair Bolsonaro. A reportagem ainda assistiu ao discurso do ex-presidente e constatou que em momento algum ele falou ao telefone com o presidente americano.




