Não é verdade que o presidente americano eleito, Donald Trump, publicou em suas redes que não irá convidar o presidente Lula (PT) para sua posse, alegando que “lugar de ladrão é na cadeia e não na Presidência”. Não há registro de nenhuma publicação ou declaração semelhante por parte do republicano.
Os posts enganosos acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e milhares de visualizações no TikTok e no Kwai até a tarde desta segunda-feira (11).
Donald Trump em sua rede social falou que não convidou Lula para sua posse porque lugar de ladrão é na cadeia e não na presidência. Já dorme sem essa, bandidão de 9 dedos.
São mentirosas as publicações que dizem que Trump publicou em suas redes que não irá convidar Lula para sua posse porque “lugar de ladrão é na cadeia e não na Presidência”. Aos Fatos não identificou nenhuma publicação com o nome do petista ou com as palavras “Brasil” e “prisão” no X (ex-Twitter) ou em outras redes do republicano.
Diplomatas ouvidos pela TV Globo afirmam que Lula não deve comparecer à posse de Trump em janeiro de 2025, porque os Estados Unidos não têm o hábito de receber chefes de Estado em tais eventos. As nações, nesses casos, são representadas por embaixadores.
Trump, no entanto, convidou o ex-presidente Jair Bolsonaro para sua posse por meio de um telefonema na última sexta-feira (8). Bolsonaro afirmou que vai comparecer, apesar de estar atualmente com o passaporte retido e impedido de sair do país por determinação do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
Apesar de ter declarado apoio à democrata Kamala Harris, Lula parabenizou o republicano pela vitória. Ainda de acordo com diplomatas, Lula pretende ligar diretamente para Trump, provavelmente após a Cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 deste mês.
Esta peça de desinformação também foi checada pelo Comprova.
O caminho da apuração
Aos Fatos realizou buscas por palavras-chave nas redes de Trump, mas não encontrou nenhum resultado semelhante ao que consta nas peças enganosas. Também pesquisamos sobre a posse do republicano na imprensa brasileira.