É falso que todos os satélites a serviço da Anatel são de Elon Musk

Compartilhe

Não é verdade que o bilionário Elon Musk, dono da Tesla e do X (ex-Twitter), seja também proprietário de todos os satélites a serviço da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações). Existem hoje 52 satélites operando comercialmente no Brasil, e somente um deles pertence à Swarm Technologies, empresa adquirida pela SpaceX de Musk em 2021.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no X (ex-Twitter) até a tarde desta sexta-feira (30).

🤔VC SABIA Q TODOS SATÉLITES A SERVIÇO DA ANATEL SÃO DE PROPRIEDADES DE ELON MUSK?🤔 O TWITTER NÃO CAIRÁ🔥

Posts enganam ao alegar que o bilionário Elon Musk seria dono de todos os satélites a serviço da Anatel

Publicações enganam ao alegar que todos os satélites a serviço da Anatel são do bilionário Elon Musk. Segundo dados da própria Anatel, atualmente há 52 satélites em atuação comercial no Brasil. Somente um deles é de propriedade da Swarm Technologies, subsidiária da SpaceX adquirida em 2021 pela empresa de exploração espacial de Musk.

A maior parte dos aparelhos operando no Brasil (11) é de propriedade da Intelsat, uma multinacional provedora de serviços via satélites. No país, a empresa é mais conhecida por fornecer infraestrutura de comunicação via satélite para a Sky Brasil e conectividade para diversos tipos de serviço, como equipamentos agrícolas em áreas remotas.

As outras empresas com maior número de satélites no país são, respectivamente, a Embratel (6) e a Hispamar Satélites (5), filial brasileira da operadora de satélites espanhola Hispasat.

Essa não é a primeira vez que Aos Fatos desmente alegações falsas envolvendo Elon Musk e o envolvimento do empresário no setor de telecomunicações brasileiro. Em abril deste ano, peças enganosas afirmavam que todos os satélites usados por operadoras telefônicas do país pertenciam à Starlink e que, por isso, Musk seria capaz de deixar o país sem internet — o que é falso.

O empresário voltou a ser destaque na última quarta-feira (28), quando o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou que Musk indique um representante legal do X no Brasil sob pena de suspensão da plataforma em caso de descumprimento.

A decisão não foi cumprida no prazo definido e, nesta sexta-feira (30), o magistrado ordenou a suspensão da rede social e impôs multa diária de R$ 50 mil a qualquer pessoa ou empresa que utilize subterfúgios para acessar a plataforma, como o uso de VPN. A Anatel tem prazo de 24 horas para cumprir a medida.

O embate entre o Moraes e Musk teve início em abril, quando o empresário acusou o ministro do STF de estar “determinando censura no Brasil”.

O caminho da checagem

Aos Fatos acessou dados disponíveis no site da Anatel para verificar a quantidade de satélites operando comercialmente no Brasil e quais empresas são donas dos equipamentos. Deste modo, constatou que somente um dos satélites a serviço da Anatel pertence ao bilionário Elon Musk.

Compartilhe

Leia também

Por que Trump quer taxar produtos brasileiros e quais as consequências

Por que Trump quer taxar produtos brasileiros e quais as consequências

falsoCenas de catástrofes antigas circulam como se mostrassem enchentes no Texas

Cenas de catástrofes antigas circulam como se mostrassem enchentes no Texas

falsoVídeo mostra torcida de time marroquino, não protesto do PT a favor do aumento do IOF

Vídeo mostra torcida de time marroquino, não protesto do PT a favor do aumento do IOF

fátima
Fátima