🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Post usa vídeo do governo Alckmin para mentir que Tarcísio entregou ‘ônibus movidos a água’

Por Luiz Fernando Menezes

13 de março de 2023, 14h31

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não foi responsável por entregar uma “frota de ônibus movidos a água”, como afirmam publicações nas redes. A reportagem exibida nas peças de desinformação foi veiculada pela TV Brasil em julho de 2015, durante a gestão de Geraldo Alckmin (então PSDB), quando três ônibus foram entregues pelo governo paulista. O programa citado nos vídeos foi iniciado pela estatal paulista EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em 1993, durante o governo de Luiz Antônio Fleury Filho (MDB).

O vídeo descontextualizado tem viralizado em redes sociais de vídeos curtos, como Kwai e TikTok, nas quais já foi visualizado mais de 100 mil vezes até a tarde desta segunda-feira (13). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Governador Tarcísio coloca frota de ônibus movidos a água para rodar em SP.

Posts usam reportagem de 2015 para atribuir lançamento de frota de ônibus movidos a hidrogênio à gestão de Tarcísio de Freitas

Uma reportagem da TV Brasil de julho de 2015, que noticia a entrega de três ônibus movidos a hidrogênio ao estado de São Paulo, tem circulado nas redes como se fosse recente e mostrasse uma ação do atual governador, Tarcísio de Freitas. Trata-se, no entanto, de um programa estadual criado em 1993, no governo de Luiz Antônio Fleury Filho, e que não tem qualquer relação com a atual gestão.

Quando a reportagem da TV Brasil foi ao ar, o governo de São Paulo era comandado pelo atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB, à época no PSDB). O vídeo noticia a entrega dos ônibus da EMTU que seriam usados na capital paulista.

O projeto, segundo a estatal paulista, teve início em 1993, com participação do Ministério das Minas e Energia e recursos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Os ônibus entregues em 2015 foram os únicos produzidos.

Leia mais
Nas Redes É falso que aplicativo mobizapSP foi lançado por iniciativa de Tarcísio de Freitas

Essa é a segunda peça de desinformação que tenta atribuir ações de gestões anteriores do governo paulista a Tarcísio de Freitas. Na semana passada, Aos Fatos desmentiu publicações que diziam que o mobizapSP, aplicativo de locomoção da capital paulista lançado pela prefeitura na última quinta-feira (9), teria sido uma iniciativa do governador.

Referências:

1. TV Brasil
2. Governo de São Paulo
3. EMTU (1 e 2)
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.