Post usa vídeo do governo Alckmin para mentir que Tarcísio entregou ‘ônibus movidos a água’

Por Luiz Fernando Menezes

13 de março de 2023, 14h31

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), não foi responsável por entregar uma “frota de ônibus movidos a água”, como afirmam publicações nas redes. A reportagem exibida nas peças de desinformação foi veiculada pela TV Brasil em julho de 2015, durante a gestão de Geraldo Alckmin (então PSDB), quando três ônibus foram entregues pelo governo paulista. O programa citado nos vídeos foi iniciado pela estatal paulista EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) em 1993, durante o governo de Luiz Antônio Fleury Filho (MDB).

O vídeo descontextualizado tem viralizado em redes sociais de vídeos curtos, como Kwai e TikTok, nas quais já foi visualizado mais de 100 mil vezes até a tarde desta segunda-feira (13). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Governador Tarcísio coloca frota de ônibus movidos a água para rodar em SP.

Posts usam reportagem de 2015 para atribuir lançamento de frota de ônibus movidos a hidrogênio à gestão de Tarcísio de Freitas

Uma reportagem da TV Brasil de julho de 2015, que noticia a entrega de três ônibus movidos a hidrogênio ao estado de São Paulo, tem circulado nas redes como se fosse recente e mostrasse uma ação do atual governador, Tarcísio de Freitas. Trata-se, no entanto, de um programa estadual criado em 1993, no governo de Luiz Antônio Fleury Filho, e que não tem qualquer relação com a atual gestão.

Quando a reportagem da TV Brasil foi ao ar, o governo de São Paulo era comandado pelo atual vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB, à época no PSDB). O vídeo noticia a entrega dos ônibus da EMTU que seriam usados na capital paulista.

O projeto, segundo a estatal paulista, teve início em 1993, com participação do Ministério das Minas e Energia e recursos do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos). Os ônibus entregues em 2015 foram os únicos produzidos.

Leia mais
Nas Redes É falso que aplicativo mobizapSP foi lançado por iniciativa de Tarcísio de Freitas

Essa é a segunda peça de desinformação que tenta atribuir ações de gestões anteriores do governo paulista a Tarcísio de Freitas. Na semana passada, Aos Fatos desmentiu publicações que diziam que o mobizapSP, aplicativo de locomoção da capital paulista lançado pela prefeitura na última quinta-feira (9), teria sido uma iniciativa do governador.

Referências:

1. TV Brasil
2. Governo de São Paulo
3. EMTU (1 e 2)
4. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.