🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Dezembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Homem ao lado de Hélder Barbalho em foto não é suspeito de terrorismo em Brasília

Por Bruna Leite

27 de dezembro de 2022, 15h32

Não é George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista que confessou planejar um atentado terrorista próximo ao aeroporto de Brasília, o homem que aparece em uma foto ao lado de Hélder Barbalho (MDB), governador reeleito do Pará. As imagens mostram o pecuarista Fábio Coutinho Assunção, vice-presidente do Sindicato Rural de Xinguara (PA), e foram registradas em 27 de julho, durante uma visita do governador à cidade. Assunção publicou, nas suas redes sociais, um vídeo desmentindo as peças de desinformação.

Até esta terça-feira (27), a publicação com o conteúdo enganoso acumulava 10 mil visualizações e 1.500 compartilhamentos no Facebook (fale com a Fátima).


Selo falso

O falso ‘bolsonarista’ que tentou explodir um caminhão de combustível em Brasília é amiguinho de Helder Barbalho! Totalmente do bem

Reprodução de publicação enganosa que afirma que George Washington de Oliveira Souza, acusado de atentado terrorista em Brasília (DF), seja homem na foto ao lado de Helder Barbalho, governador do Pará

Circulam nas redes sociais publicações que atribuem a George Washington de Oliveira Sousa, bolsonarista preso no último sábado (24) após confessar planos de um atentado terrorista em Brasília, a identidade de um homem que aparece ao lado do governador reeleito do Pará, Helder Barbalho (MDB), em duas fotos. Porém, quem aparece nas imagens compartilhadas é o pecuarista Fábio Coutinho de Assunção, vice-presidente do Sindicato Rural de Xinguara (PA).

Em um vídeo publicado nas suas redes sociais, Assunção desmentiu a associação.

Também é possível ver as mesmas imagens compartilhadas em um vídeo publicado pelo perfil do sindicato no Instagram durante a visita do governador Helder Barbalho a Xinguara no dia 27 de julho.

Desde a prisão de Sousa, Aos Fatos desmentiu outros posts que circulam nas redes que tentam atribuir ao suspeito de terrorismo relações com ao PT e seus aliados. Em depoimento, Sousa afirmou que apoia o presidente Jair Bolsonaro (PL) e que planejou o ataque para obrigá-lo a decretar intervenção militar no Brasil, com base em uma interpretação errônea do papel constitucional das Forças Armadas. Ele foi preso em flagrante após confessar que montou um equipamento explosivo em um caminhão-tanque de combustível próximo ao Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília.

Referências:

1. Aos Fatos (1, 2 e 3)
2. Instagram
3. Congresso em Foco
4. G1

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.