🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É mentira que sobrinho de Zeca do PT atuou como ‘infiltrado’ em atos terroristas em Brasília

Por Marco Faustino

9 de janeiro de 2023, 18h09

É mentira que um sobrinho de Zeca do PT atuou como “infiltrado” nos atos terroristas em Brasília, neste domingo (8), como tem sido difundido nas redes. Não é Marcelo Heitor Miranda dos Santos, sobrinho do ex-governador e deputado estadual eleito no Mato Grosso do Sul, o homem que aparece no vídeo. Miranda afirmou que, no momento dos ataques à capital federal, estava com familiares no município de Bonito (MS). Além disso, o homem que aparece na gravação possui características faciais diferentes.

Publicações com a atribuição enganosa acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (9) e circulam também no Instagram, Twitter e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Você conhece esse aí, não?? O sobrinho do Zeca do PT vai ficar conhecido agora!! Qdo falo q são infiltrado dos petistas que fizeram o quebra quebra tá aí!

Posts alegam que homem de chapéu de palha e óculos escuros é Marcelo Heitor Miranda dos Santos, sobrinho do ex-governador do Mato Grosso do Sul, o que é falso

O homem de óculos escuros e chapéu de palha que aparece participando dos atos golpistas de domingo (8) em Brasília não é Marcelo Heitor Miranda dos Santos, sobrinho de Zeca do PT. Em uma gravação divulgada pelo site de notícias Hora MS, Miranda negou ser ele na gravação e afirmou ter passado o domingo com a namorada, a mãe e o irmão em Bonito. Ele classificou os atos terroristas como atentado contra a democracia.

O Aos Fatos não conseguiu identificar o homem que aparece no vídeo compartilhado pelas peças checadas, mas ele possui características faciais que o diferenciam de Miranda. O bolsonarista possui uma barba volumosa, que preenche toda a região abaixo do lábio inferior, de cor marrom. Já Miranda possui um volume menor de pelos e uma barba grisalha com falhas.

Na gravação em que Miranda fez para desmentir a associação com os atos golpistas, o seu lábio apresenta uma leve arqueadura no canto superior esquerdo, o que não é verificado no vídeo do manifestante golpista, que tem ainda um nariz com dorso mais fino do que o do sobrinho do petista.

Comparativo mostra que homem que aparece em vídeo difundido pelas peças checadas (à esquerda) não é Marcelo Heitor Miranda dos Santos (à direita), sobrinho de Zeca do PT
Diferenças. Comparativo mostra características físicas diferentes entre homem que aparece em vídeo difundidos nas redes, e Marcelo Heitor, sobrinho de Zeca do PT

No domingo, atos golpistas resultaram na depredação do Congresso Nacional, do Palácio do Planalto e do STF (Supremo Tribunal Federal). Aos Fatos mostrou que, mesmo com farta documentação da ação criminosa, bolsonaristas repetiram tática usada em dezembro e atribuíram as cenas de violência a “infiltrados” de esquerda sem apresentar evidências.

Referências:

1. Hora MS
2. UOL
3. Aos Fatos (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.