É falso que seção de Petrópolis não teve votos contabilizados

Compartilhe

Uma eleitora engana ao afirmar que seu voto não foi contabilizado porque a seção eleitoral na qual ela compareceu, em Petrópolis (RJ), não aparece no site de resultados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Segundo o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Rio de Janeiro, a seção 121 da zona 29 da cidade fluminense foi agregada à seção 53, o que fez com que todos os votos fossem somados. Para não ficarem duplicados, o boletim de urna que aparece no site é apenas o da seção 53.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 12 mil compartilhamentos no Twitter, centenas no Facebook e circulam também no WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Descobri que a minha seção também NÃO existe no site do TSE. RESUMO DA ÓPERA, tanto no primeiro turno, como no segundo turno, meu voto não existiu. Tenho comprovantes de votação de enfeite

Posts difundem vídeo em que eleitora alega que não teve o voto computado pelo TSE, o que é falso; seção em que votou foi agregada com outra

Os votos da seção 121 da zona 29 de Petrópolis (RJ) foram contabilizados, ao contrário do que afirma uma eleitora em post nas redes sociais. A seção de fato não aparece no site de resultados do TSE, mas isso acontece porque a seção 121 foi agregada à seção 53 — ou seja, os eleitores votaram na mesma urna. Dessa forma, os votos aparecem juntos, no mesmo boletim, segundo o TRE-RJ.

“Quando uma seção é agregada a outra, passa a funcionar como uma única seção, chamada seção efetiva (no caso a 53). Portanto, no sistema do TSE constam somente estas seções efetivas, que incorporaram as demais, passando a funcionar como uma única seção. Isso não significa que os votos dos eleitores das seções agregadas não foram computados”, diz a nota do TRE-RJ.

O boletim de urna não discrimina os votos das duas seções, já que elas foram mescladas. As informações do boletim (veja abaixo) de eleitores aptos, comparecimento, faltosos, votos nominais, brancos e nulos referem-se à soma das seções 121 e 53.

Foto do boletim de urna da seção 53 da zona 29 de Petrópolis (RJ)
BU. Foto mostra boletim de urna da seção 53 da zona eleitoral 29 de Petrópolis (RJ).

No segundo turno, foram totalizados 185 votos para Jair Bolsonaro (PL) e 145 votos para Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na seção 53 da zona 29. Bolsonaro teve 56,53% dos votos válidos no segundo turno no Rio de Janeiro, ante 43,47% de Lula, que foi eleito presidente da República em 30 de outubro com 50,90% dos votos válidos contra 49,10% de Jair Bolsonaro.

Referências

  1. TSE (1 e 2)

Compartilhe

Leia também

falsoChina não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

China não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

falsoÉ montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

É montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

Brechas de plataformas permitem exploração de crianças, denunciam moderadores

Brechas de plataformas permitem exploração de crianças, denunciam moderadores