🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Mentiras nas redes misturam Copa e política, como falsa dedicatória de Richarlison a Bolsonaro

Por Bruna Leite e Marco Faustino

25 de novembro de 2022, 16h37

Não é verdade que o atacante Richarlison dedicou seus gols na vitória do Brasil contra a Sérvia ao presidente Jair Bolsonaro (PL). Também é mentira que o público gritou “Lula ladrão” na cerimônia de abertura e que o emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, denunciou fraude nas urnas eletrônicas brasileiras em seu discurso. Essas são algumas das peças desinformativas que viralizaram durante a primeira semana da Copa do Mundo.

Para difundir essas alegações enganosas, são usados vídeos e imagens editadas em que são sobrepostos áudios ou legendas que não estão nos registros originais. Somadas, as publicações tiveram 4,6 milhões de visualizações no TikTok, centenas de compartilhamentos no Facebook e no Instagram e também circularam no Telegram e WhatsApp, no qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Dedico os dois gols que fiz ao maior patriota brasileiro: Jair Messias Bolsonaro. Ele foi e sempre será nosso presidente”, disse Richarlison para a TV Globo após jogo com a Sérvia.

Posts difundem que o jogador Richalison dedicou os dois gols que fez na partida contra a Sérvia ao presidente Jair Bolsonaro, o que é falso.

Uma reprodução da entrevista do atacante Richarlison ao canal oficial de transmissão da Copa do Mundo circula com uma legenda falsa, que diz que seus gols foram dedicados “ao maior patriota brasileiro, Jair Messias Bolsonaro”. O jogador não fez qualquer dedicatória na entrevista concedida após a partida contra a Sérvia, disputada na última quinta-feira (24), que terminou com vitória de 2 x 0 do Brasil com dois gols dele.

Richarlison falou à Globo sobre a lesão que teve antes da Copa do Mundo, a incerteza se seria convocado e comentou que o segundo gol, de voleio, era semelhante a outro que havia anotado durante um treino na Itália. Aos Fatos também não encontrou na imprensa ou nos perfis do jogador no Instagram, Twitter e Facebook qualquer menção a Jair Bolsonaro após a partida. O atacante também não mencionou o presidente na coletiva pós-jogo.

Em entrevista ao jornal argentino Olé, em outubro de 2021, Richarlison foi questionado se compartilhava algumas das políticas de Bolsonaro. O centroavante respondeu que as causas dele não eram partidárias e que era mais apegado a ideias do que a nomes e imagens. Ele não disse apoiar ou rejeitar o presidente.


Selo falso

Vejam o depoimento do presidente do Catar na abertura da copa. O mundo já está sabendo que fomos roubados.

Reprodução de postagem enganosa, que alterou a tradução da legenda do discurso do Emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani

O emir do Qatar, Tamim bin Hamad al-Thani, não falou em seu discurso na abertura da Copa do Mundo, no domingo (20), que as eleições no Brasil foram roubadas, nem prestou solidariedade aos protestos golpistas no país. O vídeo que vem sendo compartilhado tem legendas falsas em português que não correspondem à tradução do que foi dito em árabe.

No discurso de dois minutos, o líder elogiou a diversidade e desejou às seleções sucesso e espírito esportivo.

Leia a íntegra da fala do emir:

“Em nome de Deus, o clemente, o misericordioso, e do Qatar, este país árabe, recebemos a todos de braços abertos na Copa do Mundo Fifa Qatar 2022. Nós trabalhamos e fizemos todos esforços para garantir o sucesso desta edição da Copa. Nós investimos para o bem de toda a humanidade.

Finalmente chegamos ao grande dia, o dia da abertura, um dia esperado por muita gente. E durante 28 dias, o mundo todo vai acompanhar essa festa do futebol internacional, nesse espaço de diálogo e civilização. As pessoas, por mais que sejam diferentes, nacionalidades diferentes, culturas diferentes, orientações diferentes, vão se reunir aqui no Qatar, e todos os continentes vão se reunir no nosso país.

Que beleza juntar essas diferenças todas, essa diversidade toda para reunir todo mundo aqui. Desejo a todas as seleções muito sucesso e espírito esportivo elevado. Para todos vocês, meus desejos de felicidade, e que aproveitem essa Copa. Sejam bem-vindos a Doha.”

Apesar de exaltar a diversidade na cerimônia, o Qatar vem recebendo críticas por violações de direitos humanos e trabalhistas, por exploração de mão de obra de trabalhadores migrantes e homofobia.

Esta checagem também foi feita pelo Estadão Verifica e UOL.


Selo falso

No Qatar, torcida grita ‘Lula, ladrão, seu lugar é na prisão’
É falso que o público gritou em coro “Lula ladrão seu lugar é na prisão” na abertura da Copa, como faz crer um vídeo que circula nas redes. O áudio foi adicionado por meio de edição à gravação original, transmitida no domingo (20). Não houve manifestação semelhante da plateia durante a cerimônia.

Reprodução de vídeo que insere áudio com gritos de“Lula ladrão” na cerimônia de abertura da Copa do Qatar

É falso que o público gritou em coro “Lula ladrão seu lugar é na prisão” na abertura da Copa, como faz crer um vídeo que circula nas redes. O áudio foi adicionado por meio de edição à gravação original, transmitida no domingo (20). Não houve manifestação semelhante da plateia durante a cerimônia.

O áudio com ataques ao presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já foi usado fora de contexto em outros vídeos encontrados pelo Aos Fatos no TikTok, alguns deles do dia 29 de outubro de 2022, quase um mês antes da abertura da Copa.

Referências:

1. YouTube (1, 2, 3 e 4)
2. Instagram
3. Twitter
4. Facebook
5. Revista Fórum
6. Folha de S.Paulo (1, 2 e 3)
7. O Estado de S. Paulo
8. UOL
9. TikTok
10. Agência Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.