É mentira que a medalhista olímpica Rebeca Andrade teria feito gesto de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao vencer o ouro nas Olimpíadas de Paris, na última segunda-feira (5). Imagem que circula nas redes sociais mostra a atleta fazendo o número um com o dedo indicador, e não o gesto que foi adotado por apoiadores do PT na campanha de 2022.
Publicações com legenda enganosa acumulavam mais de 1.800 curtidas no Threads e também circulam no X.
Rebeca Andrade faz o ‘L’ em Paris…!
A ginasta Rebeca Andrade não “fez o L” nas Olimpíadas de Paris ao ganhar a medalha de ouro no solo da ginástica. Publicações nas redes sociais usam um print de baixa qualidade da transmissão dos jogos olímpicos para insinuar que ela seria apoiadora de Lula.
Outros frames da transmissão disponível na CazéTV mostram que Andrade estava fazendo o número um com os dedos em comemoração à conquista da medalha de ouro, no dia 5 de agosto. Fotografias tiradas pelas agências Reuters e Associated Press também confirmam o gesto.
A atleta nunca se posicionou politicamente a favor de Lula. Em 2022, ela foi questionada a respeito de curtidas em publicações contrárias ao petista após as eleições, que ela afirmou terem sido sem querer. Andrade também negou ser apoiadora do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
Desde o início dos Jogos Olímpicos, publicações nas redes sociais têm desinformado sobre supostos posicionamentos políticos dos atletas brasileiros. A peça desinformativa sobre Rebeca Andrade também foi desmentida pela Reuters.
O caminho da checagem
Aos Fatos procurou o vídeo original e fotos oficiais da conquista do ouro olímpico de Rebeca Andrade para analisar o gesto feito pela atleta em diferentes ângulos e com zoom.
A reportagem também procurou outros posicionamentos políticos da ginasta nas redes sociais.