Cadeirada não quebrou costela de Marçal, e raio-X de banco de imagens circula como se mostrasse fratura

Compartilhe

Não é um raio-x do tórax de Pablo Marçal (PRTB), candidato à Prefeitura de São Paulo, o registro que circula nas redes como se tivesse sido feito após a cadeirada que o ex-coach levou de seu adversário José Luiz Datena (PSDB) durante o debate da TV Cultura. A imagem do raio-X é genérica e está disponível em um banco de imagens. Boletim médico de Marçal registrou traumatismo no tórax “sem maiores complicações”.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam diversas interações no Threads até a tarde desta terça-feira (17).

AGORA: Pablo Marçal sofre fratura no sexto arco costal após cadeirada de Datena em debate ao vivo na TV Cultura.

Post engana ao usar registro de banco de imagem e associar a uma suposta fratura no tórax do candidato Pablo Marçal (PRTB) após receber cadeirada de Datena (PSDB)

Publicações nas redes mentem ao usar um registro disponível em diversos bancos de imagens (aqui, aqui e aqui) para alegar que Pablo Marçal teria sofrido uma fratura após ser agredido por José Luiz Datena (PSDB) no último domingo (15).

Diferentemente do que alegam as postagens enganosas, Marçal não fraturou nenhuma costela devido a agressão. O ex-coach levou uma cadeirada de Datena após acusar falsamente o tucano de estupro durante o debate.

Segundo o boletim médico emitido pelo hospital Sírio-Libanês, onde o ex-coach procurou atendimento após a briga, houve um “traumatismo na região do tórax à direita e em punho direito, sem maiores complicações associadas”. Marçal recebeu alta no dia seguinte.

Imagens compartilhadas nas redes pelo próprio candidato após a agressão mostram que a triagem do hospital classificou seu quadro como “pouco urgente” — quando é atribuída uma pulseira verde ao paciente.

No debate promovido pela RedeTV! e UOL nesta terça-feira (17), Marçal afirmou que sofreu uma tentativa de homicídio. Datena se lamentou pela agressão, mas não mostrou arrependimento.

Esta peça de desinformação também foi verificada pelo Estadão Verifica.

O caminho da apuração

Aos Fatos realizou uma busca reversa de imagens e identificou que a foto de um exame de raio-X usada nas peças enganosas está hospedada em um site de banco de imagens. O registro usado nas publicações é de fornecimento gratuito.

A reportagem ainda procurou o boletim médico fornecido pelo hospital Sírio-Libanês, que não constatou qualquer fratura no candidato Pablo Marçal (PRTB). Também recorremos ao noticiário para contextualizar a verificação.

Compartilhe

Leia também

falsoÉ falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

É falso que DiCaprio se desculpou por festas de Diddy

falsoVídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

Vídeo exibe catástrofes em outros países e épocas como se fossem furacão Milton

falsoFormações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton

Formações de nuvens que aparecem em vídeo não foram criadas pelo furacão Milton