É falso que Eduardo Bolsonaro disse que seu pai será resgatado pelos EUA

Compartilhe

Não é real o vídeo em que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) aparece dizendo que o governo dos EUA virá ao Brasil buscar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Trata-se de uma dublagem falsa. No vídeo original, o parlamentar fala sobre anistia e não faz qualquer menção aos EUA ou a um plano para resgatar seu pai.

As peças enganosas somavam 450 mil visualizações no TikTok além de milhares de visualizações no Kwai até a tarde desta quinta-feira (18).

Acabei de receber a informação mais aguardada do ano. O governo dos EUA virá ao Brasil nesta semana para buscar o nosso capitão Bolsonaro [Eduardo Bolsonaro]

Print de post no TikTok. Na parte superior há uma imagem em que o presidente dos EUA, Donald Trump — homem de pele branca e cabelo loiro que aparece usando um terno azul marinho, camisa social branca e gravata vermelha com listras brancas na diagonal — acena para as câmeras ao lado do então presidente brasileiro Jair Bolsonaro — homem de pele branca e cabelo castanho escuro que aparece usando um terno azul marinho, camisa social branca e gravata verde escuro. Na parte inferior há um frame de um vídeo gravado dentro de um carro pelo deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro — homem de pele branca, parcialmente calvo e barba.

Posts enganam ao difundir um vídeo com dublagem falsa para fazer crer que o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro disse que o governo dos EUA virá ao Brasil buscar o ex-presidente Jair Bolsonaro.

Por meio de busca reversa, Aos Fatos verificou que o vídeo original foi publicado no X pelo parlamentar em 11 de setembro (veja abaixo). Em nenhum momento da gravação, Eduardo Bolsonaro faz menção aos Estados Unidos, ao presidente do país, Donald Trump, nem revela um plano de resgate de qualquer país estrangeiro.

Na gravação, o parlamentar defende uma anistia ampla, geral e irrestrita de acusações e condenações desde 2019, o que poderia englobar até mesmo pessoas sem qualquer envolvimento com os atos de vandalismo do 8 de janeiro de 2023.

O vídeo original foi publicado pelo parlamentar no mesmo dia em que a Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) condenou Bolsonaro e sete aliados por diversos crimes, entre eles a tentativa de um golpe de Estado após a derrota nas eleições de 2022.

Aos Fatos tampouco localizou qualquer declaração pública de Eduardo Bolsonaro, em suas redes sociais e na imprensa, com teor semelhante ao do vídeo compartilhado pelas peças enganosas.

Jair Bolsonaro está em prisão domiciliar desde agosto, após descumprir medidas anteriormente impostas pelo STF. A defesa do ex-presidente está avaliando quais recursos irá apresentar contra a condenação.

O caminho da apuração

Aos Fatos localizou a gravação original e verificou que em nenhum momento o deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro diz que o governo dos EUA virá ao Brasil buscar o ex-presidente Jair Bolsonaro. Também verificamos nas redes sociais e na imprensa que não há declarações públicas do parlamentar com teor igual ou semelhante. Por fim, citamos o contexto original do vídeo e a situação atual do ex-presidente.

Compartilhe

Leia também

falsoGoverno Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

Governo Lula não vai usar multa de 40% do FGTS para compensar gastos públicos

falsoÉ montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

É montagem foto que mostra Lula abraçado a influenciador acusado de abuso sexual infantil

falsoCorrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

Corrente engana ao afirmar que multinacionais anunciaram demissões em massa no Brasil

fátima
Fátima