🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Novembro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Putin anunciou intervenção no Brasil em caso de fraude eleitoral

Por Luiz Fernando Menezes

8 de novembro de 2022, 14h31

Não é verdade que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou que iria intervir no Brasil caso fosse provada fraude nas eleições brasileiras, como afirma a legenda de um vídeo que circula nas redes sociais. Na fala original, gravada após encontro com o presidente Jair Bolsonaro (PL) em fevereiro deste ano, o governante comentava sobre as relações comerciais entre os dois países e não citou o contexto eleitoral.

A peça de desinformação circula principalmente no TikTok, onde acumulava mais de 15 mil visualizações até a tarde desta terça-feira (8), e no WhatsApp (fale com a Fátima).


Selo falso

Vídeo insere legenda falsa em fala de Putin para sugerir que presidente russo interviria no Brasil em caso de fraude

Uma fala do presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem sido compartilhada nas redes sociais acompanhada de uma legenda enganosa sobre intervenção em caso de fraude na eleição brasileira. No vídeo original, que mostra um discurso de Putin após conversa com o presidente Jair Bolsonaro em fevereiro de 2022, o mandatário russo se refere às relações comerciais com o Brasil, e não o contexto eleitoral. A fala original está disponível na íntegra, em inglês, no site oficial do governo da Rússia .

O trecho que aparece com a legenda enganosa está a partir de 2:15 no vídeo original. Confira a tradução correta:

“Os Conselhos de Empresários Russo-Brasileiro e Brasileiro-Russo estão trabalhando bem juntos; eles programaram uma série de reuniões de representantes empresariais para a atual visita do presidente do Brasil, e hoje à noite o senhor Bolsonaro falará com os líderes empresariais desses conselhos. Deixe-me enfatizar que o Brasil está sempre amplamente representado no Fórum Econômico Internacional de São Petersburgo. No ano passado, Bolsonaro cumprimentou os participantes da sessão plenária do SPIEF por videoconferência, o que muito apreciamos. Mais uma vez, gostaria de lhe agradecer, Senhor Presidente, pela sua atenção ao nosso evento em São Petersburgo”.

Essa é a segunda vez neste ano em que traduções enganosas de falas de Putin são checadas por Aos Fatos. Em maio, publicações sugeriram que o presidente russo teria feito um discurso contra uma “nova ordem mundial” quando, na verdade, ele estava agradecendo os militares russos no Dia da Vitória, data que celebra o triunfo da União Soviética na 2ª Guerra Mundial.

Referências:

1. Ria.ru
2. Kremlin
3. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.