🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Janeiro de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que Putin declarou apoio a atos golpistas em Brasília

Por Marco Faustino

13 de janeiro de 2023, 15h31

Não é verdade que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou apoio aos atos golpistas ocorridos no domingo (8) em Brasília, como afirma a legenda inserida em um vídeo que circula nas redes. Na fala original, gravada durante uma reunião em outubro de 2022, o governante russo faz um comentário sobre a guerra contra a Ucrânia. Putin condenou os atos golpistas ocorridos no domingo (8) e declarou apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

As publicações acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e no Instagram, além de circular também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

'Gostaria primeiramente de parabenizar o povo por sua coragem de protestar contra essa farsa! Daremos todo o nosso apoio militar às Forças Armadas do Brasil em caso de uma intervenção militar estrangeira', diz Putin

Posts difundem vídeo com legenda falsa para alegar que Putin declarou apoio a atos golpistas em Brasília, o que não aconteceu

Uma fala do presidente da Rússia, Vladimir Putin, tem sido compartilhada nas redes acompanhada de uma legenda falsa para alegar que o governante declarou apoio aos atos golpistas ocorridos no domingo (8), em Brasília, o que é falso. O governo russo condenou as ações dos “instigadores dos distúrbios” e declarou apoio a Lula.

O vídeo original mostra o discurso de Putin durante uma reunião com membros do Conselho de Segurança da Federação Russa em 10 de outubro de 2022, quando não houve qualquer menção ao Brasil. Putin alega que a explosão de uma ponte na Crimeia foi um ato terrorista da Ucrânia e fala sobre ações de retaliação em razão de ataques contra a infraestrutura do país.

A fala original está disponível na íntegra, em inglês, no site oficial do governo da Rússia.

Confira abaixo um trecho da tradução correta (entre 57s e 1m44):

(...) tanto na Ucrânia quanto na Rússia. E ataques terroristas em cidades em Donbas, que já duram mais de oito anos. E também atos de terrorismo nuclear, com o que me refiro a ataques com mísseis e artilharia na Usina Nuclear de Zaporozhye. Esta não é toda a história: os serviços especiais da Ucrânia também realizaram três atos terroristas contra a Usina Nuclear de Kursk, na Rússia, explodindo repetidamente as linhas de alta tensão da usina. O terceiro ataque terrorista danificou três dessas linhas de uma só vez. O dano foi reparado no menor tempo possível e não houve consequências graves.

Traduções inventadas de falas de Putin foram checadas em outras duas ocasiões pelo Aos Fatos.

  • Em maio, publicações sugeriram que o presidente russo teria feito um discurso contra uma “nova ordem mundial” quando, na verdade, ele estava agradecendo os militares russos no Dia da Vitória, data que celebra o triunfo da União Soviética na 2ª Guerra Mundial;
  • Em novembro, posts alegavam que Putin havia anunciado intervenção no Brasil em caso de fraude eleitoral quando, na realidade, o governante falou apenas sobre as relações comerciais com o país.

Referências:

1. Tass
2. Kremlin (Fontes 1 e 2)
3. CNN Brasil
4. Aos Fatos (Fontes 1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.