🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Outubro de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que PT pediu ao TSE para fechar a Jovem Pan

Por Priscila Pacheco

20 de outubro de 2022, 19h12

O PT não pediu o fechamento da Jovem Pan, como afirma em vídeo a apresentadora Carla Cecato, ex-Record que atualmente apresenta a propaganda eleitoral do candidato à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro (PL). O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e o partido negam a existência de pedido com tal teor. Segundo o TSE, a ação citada é uma investigação pedida pelo PT por eventual falta de isonomia de tratamento entre o candidato petista, Luiz Inácio Lula da Silva, e seu rival no segundo turno, Bolsonaro. A Jovem Pan também terá que conceder três direitos de resposta a Lula.

O conteúdo enganoso conta com ao menos 349,2 mil curtidas no Instagram, 2.656 interações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quinta-feira (20). A desinformação também tem sido disseminada no WhatsApp, mas não é possível averiguar o alcance das mensagens no aplicativo (fale com a Fátima).


Selo falso

Gente, a censura já começou. Eles estão censurando, pedindo para fechar canais que mostram a história. O PT está pedindo para fechar a Jovem Pan, fechar um canal de televisão. Vocês não estão entendo a gravidade do que tá acontecendo? A liberdade é um princípio fundamental, é um direito fundamental garantido por lei. Gente, isso é um sinal claro de ditadura, de censura, de perseguição. Vocês não estão entendendo o perigo que isso significa?

Jornalista Carla Cecato desinforma em vídeo que o PT está pedindo para fechar a Jovem Pan

A apresentadora do programa eleitoral de Jair Bolsonaro (PL), Carla Cecato, engana ao afirmar, em vídeo publicado nas redes sociais, que o PT pediu para fechar a emissora Jovem Pan. Não há registro de que o partido tenha feito essa requisição: o TSE afirmou ao Aos Fatos que a ação citada é uma investigação solicitada pela campanha de Lula, que afirma que a emissora privilegia Bolsonaro na cobertura da campanha eleitoral. No documento, o partido não pede que a emissora seja tirada do ar.

O ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral da Justiça Eleitoral e responsável pela análise do caso, aceitou investigar a emissora. O PT também solicitava que o TSE proibisse a Jovem Pan de veicular “conteúdo inverídico e descontextualizado”, o que foi rejeitado pelo ministro. A assessoria jurídica do PT afirma que não houve a intenção de pedir o fechamento da emissora.

Na segunda-feira (17), o TSE concedeu três direitos de resposta à campanha de Lula na Jovem Pan, que permitem ao petista rebater as alegações de não ser inocente, de mentir e de perseguir cristãos. Em setembro, a Justiça Eleitoral já havia concedido direitos de resposta ao candidato na emissora, quando apresentadores alegaram existir um conluio entre o TSE e a campanha do petista.

Em resposta, a Jovem Pan disse que a decisão do TSE é “censura”. Em um comunicado interno, a emissora determinou que os apresentadores e comentaristas não usem termos como “ladrão” e “chefe de organização criminosa” para se referir a Lula.

O Aos Fatos contatou Carla Cecato, mas não obteve retorno até a publicação da reportagem.

Referências:

1. TSE (Fontes 1 e 2)
2. UOL
3. Poder360 (Fontes 1 e 2)
4. Folha de S.Paulo
5. Jovem Pan

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.