🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Junho de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que PT pediu cassação de todos os deputados do PL

Por Luiz Fernando Menezes

1 de junho de 2023, 15h54

Não é verdade que o PT entrou com uma ação recentemente no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para cassar todos os deputados do PL, como afirmam peças de desinformação. As publicações que fazem essa alegação mentirosa usam um vídeo gravado em 2022 no qual o senador Magno Malta (PL-ES) diz ter tido sua candidatura questionada pelo partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação citada na gravação, no entanto, pedia o indeferimento da candidatura de cinco deputados federais e dois senadores, além da chapa presidencial do PL, e não atingia, portanto, todos os parlamentares da sigla.

O vídeo descontextualizado acumulava ao menos 1.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (1º). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

GRAVÍSSIMO! PT MANDOU O TSE CASSAR OS MANDATOS E TORNAR INELEGÍVEL TODOS OS DEPUTADOS DO PL. GUERRA CIVIL À VISTA!!!

Vídeo em que senador Magno Malta critica ação movida pelo PT em 2022 circula como se fosse recente e se referisse a processo para cassar todos os deputados do PL

Publicações que circulam nas redes têm compartilhado um vídeo gravado pelo senador Magno Malta em dezembro de 2022 para afirmar que o PT teria entrado recentemente com uma ação no TSE para cassar toda a bancada do PL na Câmara. Na gravação, o então senador eleito criticava um processo movido pela coligação de Lula contra a chapa presidencial formada por Jair Bolsonaro (PL) e Walter Braga Netto (PL) e alguns parlamentares do partido. A ação, no entanto, não atingia todos os deputados da sigla.

No processo, a coligação Brasil da Esperança, formada por PT, PC do B e PV, acusava Gustavo Gayer (PL-MT), Nikolas Ferreira (PL-MG), Bia Kicis (PL-DF), Carla Zambelli (PL-SP), Eduardo Bolsonaro (PL-SP), Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Magno Malta e a chapa presidencial composta de Bolsonaro e Braga Netto de abuso de poder político. No total, portanto, eram questionadas as candidaturas de cinco deputados e dois senadores, além dos candidatos a presidente e vice-presidente. Nas eleições de 2022, o PL elegeu cem deputados federais e oito senadores.

O processo movido pela coligação do PT foi aceito pelo ministro Benedito Gonçalves em dezembro do ano passado e se encontra em tramitação no TSE.

CASSAÇÃO DO PL NO CEARÁ

Algumas versões da peça de desinformação citam ainda a cassação recente de deputados estaduais do PL do Ceará como uma suposta consequência da ação movida pela coligação Brasil da Esperança. O caso, no entanto, não tem qualquer relação com o processo citado por Malta no vídeo.

Na última quarta-feira (31), o TRE-CE (Tribunal Regional Eleitoral do Ceará) decidiu cassar os quatro parlamentares eleitos pelo partido — Alcides Fernandes, Carmelo Neto, Marta Gonçalves e Silvana Oliveira — por fraude na cota de gênero. De acordo com a ação, o PL teria lançado candidatas fantasmas para atingir o limite mínimo de mulheres imposto pela legislação eleitoral.

O partido e os quatro parlamentares informaram que vão recorrer da decisão. Os deputados seguem ocupando suas cadeiras enquanto o TSE não referendar a decisão do tribunal regional.

Referências:

1. Instagram (@magnomalta)
2. TSE (1 e 2)
3. Câmara dos Deputados
4. Senado
5. O Povo
6. G1
7. Diário do Nordeste (1 e 2)

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.