É falso que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não tenha se encontrado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a recente viagem do mandatário brasileiro à Europa, como fazem crer publicações nas redes. Ambos se reuniram no Palácio Chigi, sede do governo italiano, na quarta-feira (21). O encontro foi confirmado um dia antes, quando Lula já havia desembarcado em Roma.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 220 mil views no Tik Tok nesta sexta-feira (23), e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
A primeira-ministra [Giorgia Meloni] da Itália não vai encontrar com Lula. Recusou o encontro com Lula
Publicações nas redes sociais fazem crer que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a recente viagem do mandatário brasileiro ao país europeu. Ambos se reuniram no Palácio Chigi, sede do governo italiano na quarta-feira (21), mesma data da publicação das peças desinformativas. A confirmação do encontro ocorreu na terça (20), quando Lula estava em voo a caminho da Itália.
Na segunda (19), a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, afirmou que o encontro de Lula e Meloni tinha sido “considerado”, mas que por um “problema de agenda” não tinha sido confirmado. No dia seguinte, o Itamaraty confirmou o encontro para quarta. A proposta de reunião teria sido feita há duas semanas, mas a premiê italiana não respondeu de forma imediata, segundo a CNN Brasil.
Após o encontro, Lula disse que ficou impressionado com Meloni. “Temos de torcer para que ela consiga dar certo na Itália e a Itália possa crescer nas mãos da primeira-ministra”, disse.
Meloni é representante da direita italiana, fundadora do partido Irmãos da Itália, e já teceu críticas a Lula no passado. A principal delas foi pelo fato de Lula ter negado a extradição do terrorista Cesare Battisti, condenado por quatro homicídios ocorridos na Itália no fim da década de 1970.
Na Itália, Lula também se encontrou com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com o Papa Francisco. O presidente seguiu viagem para a França, onde se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron nesta sexta-feira. Durante o encontro, Macron anunciou US$ 100 bilhões para combater a crise climática em países pobres.