É falso que primeira-ministra da Itália recusou encontro com Lula

Compartilhe

É falso que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não tenha se encontrado com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante a recente viagem do mandatário brasileiro à Europa, como fazem crer publicações nas redes. Ambos se reuniram no Palácio Chigi, sede do governo italiano, na quarta-feira (21). O encontro foi confirmado um dia antes, quando Lula já havia desembarcado em Roma.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 220 mil views no Tik Tok nesta sexta-feira (23), e circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

A primeira-ministra [Giorgia Meloni] da Itália não vai encontrar com Lula. Recusou o encontro com Lula

Print de post com imagem de Lula e Giorgia Meloni com a legenda “Lula foi humilhado na Itália”; reunião entre ambos, no entanto, ocorreu na quarta-feira (21)

Publicações nas redes sociais fazem crer que a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, não se reuniu com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a recente viagem do mandatário brasileiro ao país europeu. Ambos se reuniram no Palácio Chigi, sede do governo italiano na quarta-feira (21), mesma data da publicação das peças desinformativas. A confirmação do encontro ocorreu na terça (20), quando Lula estava em voo a caminho da Itália.

Na segunda (19), a embaixadora Maria Luisa Escorel de Moraes, secretária de Europa e América do Norte do Itamaraty, afirmou que o encontro de Lula e Meloni tinha sido “considerado”, mas que por um “problema de agenda” não tinha sido confirmado. No dia seguinte, o Itamaraty confirmou o encontro para quarta. A proposta de reunião teria sido feita há duas semanas, mas a premiê italiana não respondeu de forma imediata, segundo a CNN Brasil.

Após o encontro, Lula disse que ficou impressionado com Meloni. “Temos de torcer para que ela consiga dar certo na Itália e a Itália possa crescer nas mãos da primeira-ministra”, disse.

Foto original mostra Lula cumprimentando Giorgia Meloni durante encontro na quarta-feira (21)
Aperto de mãos. Lula e Giorgia Meloni se encontraram no Palácio Chigi na quarta-feira (Ricardo Stuckert/PR)

Meloni é representante da direita italiana, fundadora do partido Irmãos da Itália, e já teceu críticas a Lula no passado. A principal delas foi pelo fato de Lula ter negado a extradição do terrorista Cesare Battisti, condenado por quatro homicídios ocorridos na Itália no fim da década de 1970.

Na Itália, Lula também se encontrou com o presidente italiano, Sergio Mattarella, e com o Papa Francisco. O presidente seguiu viagem para a França, onde se encontrou com o presidente francês Emmanuel Macron nesta sexta-feira. Durante o encontro, Macron anunciou US$ 100 bilhões para combater a crise climática em países pobres.

Referências

  1. O Globo (1 e 2)
  2. CNN Brasil (1, 2 e 3)
  3. Agência Brasil
  4. Folha de S.Paulo
  5. G1
  6. Band

Compartilhe

Leia também

falsoGravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

Gravação mostra treinamento policial, não sequestro de estrangeiros em Belém na véspera da COP30

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Brazilian Woman's Photo Becomes Key in India's Election Fraud Allegations

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

Como a foto de uma brasileira virou pivô de acusação de fraude eleitoral na Índia

fátima
Fátima