🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Agosto de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

É falso que presidente do Paraguai ignorou Lula e se encontrou com Tarcísio

Por Milena Mangabeira

16 de agosto de 2023, 17h25

Não é verdade que o presidente do Paraguai, Santiago Peña, ignorou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e decidiu se encontrar apenas com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), em visita ao Brasil. As peças de desinformação que fazem essa alegação compartilham o registro de uma reunião entre Peña e Freitas em julho deste ano e omitem que o político paraguaio se encontrou com o presidente brasileiro nesta e em outras ocasiões.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (16). A peça de desinformação também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Presidente Eleito do Paraguai em vez de ir conversar com o ladrão Lula vai conversar com o Governador de São Paulo...

Post mostra vídeo de encontro entre o presidente eleito do Paraguai, Santiago Peña, e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhado de alegação falsa que afirma que o paraguaio teria preferido conversar com Freitas do que se encontrar com o presidente Lula

Publicações nas redes têm compartilhado o vídeo de um encontro ocorrido entre Santiago Peña e Tarcísio de Freitas no dia 26 de julho deste ano para sugerir que o então presidente eleito do Paraguai teria preferido conversar com o governador de São Paulo do que com o presidente Lula. O que os posts omitem, no entanto, é que dois dias depois de sua visita a São Paulo, Peña se encontrou com o presidente brasileiro no Palácio do Alvorada. Os dois também se reuniram em outras ocasiões neste ano.

O vídeo do encontro foi publicado por Lula no YouTube. Peña também postou um registro da reunião em seu perfil do Instagram.


Essa não foi a primeira vez que Lula e Peña se encontraram:

  • Vencedor da disputa eleitoral paraguaia em abril deste ano, o presidente recém-eleito também esteve em Brasília no dia 16 de maio, quando foi recebido por Lula no Palácio do Planalto. Tanto o brasileiro quanto o paraguaio publicaram registros do encontro em suas redes sociais;
  • Os políticos também estiveram juntos durante a 62º Cúpula do Mercosul, que aconteceu em junho, na cidade Puerto Iguazú, na Argentina. O registro foi publicado por Peña nas redes;
  • Lula também marcou presença na posse do presidente paraguaio, que aconteceu nesta terça-feira (15) em Assunção.

Referências:

1. TikTok (Tarcísio de Freitas)
2. Folha de S.Paulo
3. G1 (1, 2, 3)
4. YouTube (Lula)
5. Instagram (1, 2, 3, 4)
6. Planalto
7. Agência Brasil

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.