Não é verdade que o deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) publicou em seu perfil no X (ex-Twitter) em 13 de agosto deste ano que a oposição ao governo Lula (PT) faria o dólar chegar a R$ 7. Além de Aos Fatos não ter encontrado registros da publicação no perfil de Ferreira, o próprio parlamentar negou a autoria do post.
O conteúdo enganoso foi enviado por leitores do Aos Fatos à Fátima, nossa robô checadora (fale com a Fátima). As peças desinformativas acumulavam mais de 3.000 compartilhamentos no X e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quinta-feira (19).
Faremos o dólar chegar a 7 reais, mesmo sabendo que a população mais pobre deste país enfrentará dificuldades. Tenho certeza de que a população está do nosso lado, afinal, precisamos dar nossas vidas pelo país e pela direita conservadora. Sacrifícios são necessários. PT nunca mais.

Posts nas redes têm disseminado uma montagem para alegar que o deputado Nikolas Ferreira teria prometido, em mensagem publicada em agosto, atuar em prol do aumento da cotação do dólar. Aos Fatos não encontrou registros da mensagem no perfil do parlamentar no X ou na Wayback Machine (veja aqui e aqui), que armazena conteúdos deletados.
Na manhã da última quarta-feira (18), o deputado desmentiu a autoria do post em seu perfil no X (veja abaixo).
A esquerda produziu um Tweet falso usando minha imagem. O desespero bateu. Todos que postaram e divulgaram serão judicializados. pic.twitter.com/qSfD0TKRQP
— Nikolas Ferreira (@nikolas_dm) December 18, 2024
Nesta quinta-feira (19), o dólar alcançou a marca dos R$ 6,30, maior valor nominal (sem correção pela inflação) já registrado. Especialistas apontam que a desvalorização do real frente à moeda americana tem como principal causa a desidratação do pacote de gastos do governo, que está em tramitação no Congresso.
A alta do dólar tem impulsionado outras peças desinformativas nas redes. Na última quarta (18), por exemplo, Aos Fatos desmentiu posts que atribuíam declarações inventadas ao futuro presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo.
O caminho da apuração
Aos Fatos fez uma busca avançada no perfil do deputado Nikolas Ferreira no X e constatou que a mensagem que circula nas redes não existe. Também verificamos que o próprio parlamentar havia negado a autoria do texto.
A reportagem ainda fez uma busca manual na conta de Ferreira e usou a ferramenta Wayback Machine, que armazena conteúdos já deletados, para tentar encontrar indícios da existência do post.