🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Vídeo não mostra policiais cadastrando e devolvendo armas para ‘bandidos’

Por Luiz Fernando Menezes

21 de março de 2023, 13h18

Não é verdade que um vídeo mostra agentes da Polícia Militar da Bahia cadastrando armas de “bandidos”, como sugerem publicações nas redes. Registradas em Salvador no último domingo (19), as imagens foram feitas no momento em que policiais realizavam uma ronda no local de gravação de uma websérie que usava simulacros de armas.

Até a tarde desta terça-feira (21), a peça de desinformação já havia sido compartilhada mais de 3.000 vezes no Facebook e 1.500 vezes no Twitter. O conteúdo também acumula dezenas de milhares de visualizações no TikTok e circula no Telegram e no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

(…) a polícia cadastrando arma de bandido

Vídeo que mostra homens entregando armas falsas usadas durante gravação de série circula como se fosse cadastro de ‘armas de bandidos’

Um vídeo que mostra policiais militares durante uma ronda no local de gravação de uma série na Bahia tem sido compartilhado nas redes fora de contexto, como se registrasse o momento em que os policiais cadastram armas de “bandidos”. De acordo com a própria instituição (leia a nota abaixo), depois de receber a informação de que um grupo de pessoas estaria produzindo vídeos com simulacros de armas, uma dupla de agentes foi ao bairro de Periperi, em Salvador, para garantir a segurança.

O vídeo usado pelas peças de desinformação foi gravado no último domingo (19). Naquele momento, estavam sendo produzidos episódios da websérie De Dentro da Favela, do canal de YouTube O Pest. No Instagram oficial do diretor, Luan Batista, é possível ver imagens dos mesmos policiais junto da equipe de gravação.

Essa não é a primeira vez que usuários nas redes usam vídeos ficcionais como se fossem registros reais de violência no país. Em fevereiro deste ano, publicações compartilharam uma cena de uma série do canal Portal da Realidade, gravada também em Salvador, para alegar que se tratava de um arrastão no Rio de Janeiro.

Referências:

1. Instagram (@pmdabahia)
2. Google Maps
3. Youtube (OPest)
4. Instagram (@o.pest)
5. Aos Fatos

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.