🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Maio de 2023. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

PM não invadiu QG do Exército para prender Mauro Cid

Por Luiz Fernando Menezes

9 de maio de 2023, 14h54

Não é verdade que um vídeo mostra a Polícia Militar invadindo o Quartel-General do Exército em Brasília para buscar o tenente-coronel Mauro Cid. O vídeo compartilhado nas redes foi gravado logo após os atos golpistas de 8 de janeiro e mostra policiais sendo impedidos pelo Exército de entrar em um acampamento bolsonarista. Essa peça de desinformação se baseia em uma outra publicação enganosa que circulou nas redes e que afirmava que o ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) teria sido resgatado da prisão pelas Forças Armadas. Cid está preso em uma unidade prisional militar, como determina a lei.

Essa peça de desinformação acumula centenas de compartilhamentos no Facebook e centenas curtidas no Instagram nesta terça-feira (9). O conteúdo também circula no WhatsApp, plataforma em que não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Alexandre de Moraes manda Polícia Militar invadir quartel general em Brasília para buscar o general que foi resgatado pelo Exército.

Vídeo gravado no 8 de janeiro circula como se fosse recente e mostrasse policiais tentando levar Mauro Cid do quartel do Exército em Brasília

Publicações nas redes têm compartilhado um vídeo gravado logo após os atos golpistas de 8 de janeiro para sugerir que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes teria ordenado à PM que invadisse o Quartel-General do Exército em Brasília para resgatar o tenente-coronel Mauro Cid. As peças se baseiam em uma outra publicação enganosa, já desmentida pelo Aos Fatos, que afirma que o ex-ajudante de ordens de Bolsonaro teria sido libertado da prisão pelo Exército. Cid, na verdade, está preso preventivamente desde o dia 3 de maio em uma unidade prisional militar, conforme determina a lei.

O vídeo que acompanha a peça de desinformação foi gravado entre a noite de 8 de janeiro e a madrugada do dia seguinte e mostra o momento em que a Polícia do Exército formou um cordão para impedir que a PM de Brasília alcançasse um acampamento bolsonarista localizado em frente ao quartel-general. Segundo o Exército, os policiais foram impedidos porque tentaram entrar no Setor Militar Urbano sem o aval das Forças Armadas. É possível encontrar registros do momento no Kwai e no TikTok.

Leia mais
Nas Redes Exército não invadiu PF e liberou tenente-coronel Mauro Cid da prisão

Mauro Cid foi preso por decisão da Justiça Civil autorizada pelo STF no dia 3 de maio. Após prestar depoimento na sede da Polícia Federal em Brasília, o oficial foi escoltado pela Polícia do Exército até uma unidade prisional militar. De acordo com a legislação, militares da ativa não podem cumprir pena em estabelecimentos civis.

Cid foi preso em meio a uma investigação que apura a falsificação de dados do cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro e de seus aliados. Segundo a PF, o tenente-coronel teria sido o responsável por organizar o esquema, que tinha o objetivo de emitir falsos comprovantes de vacinação para permitir o acesso a locais onde esses certificados fossem exigidos.

O Boatos.org também publicou uma checagem sobre o assunto.

Referências:

1. Terra
2. UOL
3. Aos Fatos
4. Folha de S.Paulo

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.