Não é verdade que a PF encontrou um túnel secreto que liga o Palácio do Planalto ao Parque Nacional de Brasília. As publicações inventam a descoberta para sugerir que o governo seria responsável pelo incêndio subterrâneo que ocorreu recentemente na região. O fenômeno, no entanto, é comum e acontece quando há queima de material orgânico depositado em camadas mais profundas do solo.
O vídeo mentiroso acumulava mais de 10 mil visualizações no TikTok e centenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta quarta-feira (25).
Polícia Federal descobriu um túnel misterioso no parque nacional de Brasília

É mentiroso o vídeo que diz que a PF teria descoberto um túnel no Parque Nacional de Brasília enquanto investigava o incêndio subterrâneo que assola a região desde a semana passada. Nenhuma informação semelhante foi publicada no site oficial da corporação ou na imprensa.
Além de não haver indícios de que o túnel exista, algumas fotos mostradas no vídeo não foram nem mesmo registradas no Brasil. Ainda que Aos Fatos não tenha identificado a origem de todas elas, foi possível constatar que algumas foram retiradas de bancos de imagens e outras, de sites estrangeiros (veja aqui e aqui).
As peças sugerem ainda que esse túnel fantasioso seria a explicação por trás do fogo subterrâneo que atingiu a região. Na verdade, o fenômeno ocorre quando há queima de material orgânico debaixo da terra, como raízes de árvores e turfa — material formado pela decomposição que fica localizado de dois a cinco metros de profundidade.

O fogo subterrâneo que atinge o Parque Nacional de Brasília surgiu depois que bombeiros conseguiram controlar as queimadas que devastaram a região na semana passada.
A PF investiga as causas do incêndio, mas o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) suspeita que ele tenha origem criminosa, já que não há possibilidade de causas naturais, como raios.
Aos Fatos procurou a PF para questionar a respeito da descoberta do suposto túnel, mas não obteve resposta.
O caminho da apuração
Aos Fatos buscou informações referentes à descoberta do suposto túnel no site oficial da Polícia Federal e em veículos de imprensa, mas não encontrou nada sobre o assunto. Fizemos então buscas reversas pelas imagens compartilhadas pelas peças de desinformação, que retornaram resultados encontrados em bancos de imagens e sites internacionais.
Por fim, a reportagem procurou em canais oficiais e em reportagens por informações sobre o fogo subterrâneo que atinge o Parque Nacional de Brasília.




