É falso que padre foi agredido por bolsonaristas no Rio Grande do Sul

Compartilhe

Nunca foi publicada pelo G1 a reportagem com o título “Padre é agredido por bolsonaristas” atribuída à cidade de Candiota (RS). O site do Grupo Globo nunca publicou a reportagem, o religioso que aparece na imagem é norte-americano e foi agredido em um assalto em Washington em 2020 e não há registros de que padres tenham apanhado de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) na cidade gaúcha.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook nesta quarta-feira (19).


Selo falso

Posts difundem simulação de reportagem do ‘G1’ para alegar que padre foi agredido por bolsonaristas em Candiota (RS), o que é falso

Não há registros de que um padre tenha sido agredido por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro em Candiota (RS), como afirma uma imagem que simula reportagem do G1. Aos Fatos não encontrou registros na imprensa sobre agressões feitas por grupos bolsonaristas a padres de Candiota, e a Diocese de Bagé, jurisdição do município gaúcho, negou ao G1 que religiosos locais tenham sofrido ameaças ou agressões físicas ou verbais nos últimos meses motivadas por questões políticas.

O site do Grupo Globo nunca publicou o conteúdo desinformativo. O homem que aparece na foto usada pela falsa reportagem é o padre norte-americano Thomas Haake, que foi agredido e roubado enquanto caminhava em Washington, capital dos Estados Unidos, em 2020. A imagem de Haake com o rosto machucado já foi usada em peças de desinformação que acusavam integrantes do movimento antirracista Black Lives Matter de serem os autores da violência contra o religioso, o que foi checado como falso por sites nos Estados Unidos, como a AFP e o Snopes.

Esta peça de desinformação também foi verificada pelo Boatos.org e Lupa.

Referências

  1. G1
  2. WUSA9
  3. UOL

Compartilhe

Leia também

falsoChina não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

China não homenageou Palestina em uniforme criado para a Olimpíada de Paris

falsoÉ montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

É montagem foto que mostra Kamala Harris ao lado de Jeffrey Epstein

Brechas de plataformas permitem exploração de crianças, denunciam moderadores

Brechas de plataformas permitem exploração de crianças, denunciam moderadores