É falso que Pablo Marçal comprou Ferrari do presidente Lula

Compartilhe

Não é verdade que o presidente Lula (PT) tenha vendido uma Ferrari ao empresário Pablo Marçal, como fazem crer publicações nas redes. Além de a informação falsa ter sido desmentida pela Secom, não consta na última declaração de bens de Lula, enviada ao TSE em 2022, um veículo de valor compatível com o de uma Ferrari.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram, respectivamente, até a tarde desta quarta-feira (10).

Pablo Marçal comprou uma Ferrari de um político [Luiz Inácio Lula da Silva]

Posts enganam ao fazer crer que o empresário Pablo Marçal adquiriu uma Ferrari do presidente Lula, que não possui veículo de valor compatível.

Posts nas redes compartilham um vídeo em que Pablo Marçal (PRTB-SP), pré-candidato à Prefeitura de São Paulo, exibe uma Ferrari SF90 e afirma ter comprado o veículo de um político. As publicações enganam ao fazer crer ,que o antigo proprietário do veículo era Lula. Em nota ao Aos Fatos, a Secom informou que o petista nunca possuiu uma Ferrari e, consequentemente, jamais a vendeu a Marçal. Além disso, em nenhum momento do vídeo original Marçal sugere que Lula era o dono anterior do veículo.

A assessoria do presidente afirmou que a lista atual de bens de Lula é a mesma declarada ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) para as eleições de 2022, quando o petista foi eleito. Ele declarou à época R$ 7.423.725,78 em bens, entre os quais havia dois automóveis: um no valor de R$ 80 mil e outro avaliado em R$ 48.475. Os valores são incompatíveis com o preço de uma Ferrari, mesmo as menos caras.

As peças de desinformação fazem alusão a uma informação falsa antiga, disseminada junto com um vídeo gravado em Mônaco, que atribui a propriedade de uma Ferrari dourada com placa da Arábia Saudita a Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, filho do presidente Lula (PT). Apesar de haver confirmação de que o motorista que aparece nas imagens não é filho de Lula, sua identidade não foi confirmada oficialmente.

Aos Fatos não encontrou elementos suficientes para atestar que Pablo Marçal tenha, de fato, adquirido uma Ferrari de um político. O empresário, no entanto, aparece dirigindo uma Ferrari SF90, a mesma do vídeo difundido pelas pelas peças enganosas, em vídeos publicados por ele próprio no Instagram, e em parceria com o fisiculturista Renato Cariani, no YouTube.

Questionado por Aos Fatos sobre a origem do veículo, Pablo Marçal não respondeu até o momento da publicação desta checagem.

O caminho da checagem

Aos Fatos procurou a Secom, que informou que Lula nunca possuiu uma Ferrari e, consequentemente, jamais a vendeu a Marçal. Procurada, a assessoria do presidente também afirmou que a lista de bens de Lula é a mesma de 2022, quando foram declarados ao TSE somente dois veículos, cujos valores são incompatíveis com o preço de uma Ferrari, ainda que usada.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores