🕐 ESTA REPORTAGEM FOI PUBLICADA EM Março de 2022. INFORMAÇÕES CONTIDAS NESTE TEXTO PODEM ESTAR DESATUALIZADAS OU TEREM MUDADO.

Não é de George Orwell frase sobre 'mentiras universais'

Por Marco Faustino

7 de março de 2022, 16h51

O escritor George Orwell (1903-1950) não é autor da frase “numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário”, como afirmam publicações nas redes sociais (veja aqui). A Orwell Society, entidade dedicada à vida e ao trabalho do escritor, e especialistas em sua obra negam que a citação seja dele. Aos Fatos também não encontrou a frase, completa ou parcial, em livros, ensaios e cartas de Orwell.

Postagens com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 50.000 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (7).


Selo falso

Frase atribuída erroneamente a George Orwell

Publicações nas redes sociais enganam ao atribuir ao escritor inglês George Orwell, autor de livros como “1984” e “Revolução dos Bichos”, a frase “numa época de mentiras universais, dizer a verdade é um ato revolucionário”. Procurada por Aos Fatos, a Orwell Society, entidade que promove vida e obra do escritor, negou que a citação seja dele.

“A frase não é de Orwell. Até faz certo sentido em relação ao trabalho dele (...), mas confirmo que ele não é o autor”, disse Neil Smith, secretário da Orwell Society, por email.

Dorian Lynskey, biógrafo do escritor, também descartou que a frase seja de Orwell. “Ele não disse isso (...). É muito hiperbólico e egocêntrico”, disse. O biógrafo também citou uma checagem sobre a falsa citação publicada em 2019 na revista americana National Interest, especializada em política externa.

Jacinta Maria Matos, professora de Letras da Universidade de Coimbra, em Portugal, e especialista em George Orwell, afirmou ao Aos Fatos que a frase é provavelmente apócrifa — ou seja, sem autor definido.

O site Quote Investigator, que verifica a origem de citações disseminadas na internet, encontrou a frase atribuída a Orwell em um livro publicado em 1982 chamado “Partners in Ecocide: Australia’s Complicity in the Uranium Cartel”, de autoria de V. G. Venturini. De acordo com o site, “é possível que a declaração tenha começado como uma proposta de resumo da posição de Orwell, e posteriormente tenha sido incorretamente convertida em uma citação”.

Aos Fatos não localizou a frase ou trechos dela em livros, ensaios e cartas de Orwell (confira aqui e aqui).

Esta peça de desinformação também foi checada pelo Estadão Verifica.

Referências:

1. National Interest
2. Quote Investigator
3. Orwell Foundation
4. Archive.org


Aos Fatos integra o Third-Party Fact-Checking Partners, o programa
de verificação de fatos da Meta. Veja aqui como funciona a parceria.


Esta reportagem foi publicada de acordo com a metodologia anterior do Aos Fatos.

Topo

Usamos cookies e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade. Ao continuar navegando, você concordará com estas condições.