É falso que Elon Musk disse ter imagens inéditas do 8 de Janeiro

Compartilhe

Não é verdade que o bilionário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), disse ter imagens da invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023. As imagens de câmeras de segurança, difundidas pelas peças de desinformação como se fossem uma amostra inédita compartilhada por Musk, foram disponibilizadas pelo GSI (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República) em abril do ano passado.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram, respectivamente, até a tarde desta terça-feira (2). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).

Leia mais
WHATSAPP Inscreva-se no nosso canal e receba as nossas checagens e reportagens

ELON MUSK. "Eu tenho as imagens da invasão do Palácio do Planalto 8 de janeiro, dentro e fora com hora, sem cortes vou dar uma amostra 2 minutos."
Posts enganam ao fazer crer que Elon Musk difundiu gravações inéditas do 8J;  imagens compartilhadas pelas peças enganosas foram disponibilizadas pelo GSI em 2023

Posts enganam ao fazer crer que o empresário Elon Musk afirmou ter imagens inéditas e sem cortes da invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro de 2023 e que ele, como prova, compartilhou um vídeo com dois minutos de gravações. Tudo isso é falso.

Por meio de busca nas redes sociais de Musk, Aos Fatos verificou que, até a presente data, o empresário não compartilhou qualquer imagem dos ataques ocorridos em Brasília.

As imagens do circuito interno do Palácio do Planalto que aparecem no vídeo difundido pelas peças enganosas foram tornadas públicas em 23 de abril de 2023 pelo GSI, após decisão do STF (Supremo Tribunal Federal).

Leia mais
Nas Redes É falso que Elon Musk construirá torre com 1.200 metros de altura em Balneário Camboriú
Nas Redes Anúncio de que Elon Musk dará internet grátis para brasileiros é falso e esconde golpe

No total são mais de 4.400 horas de imagens gravadas por 22 câmeras, incluindo as da ala e da cobertura oeste, das 15h às 15h30, que têm sido compartilhadas pelas peças de desinformação como se fosse um material inédito revelado por Musk.

Compartilhe

Leia também

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

Ações clandestinas da ‘Abin paralela’ realçam violências reais

falsoIdosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

Idosa foi presa por tráfico, não por participar dos atos golpistas do 8 de Janeiro

falsoLula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores

Lula devolveu 423 presentes recebidos durante mandatos anteriores