Não é verdade que o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), tenha comprado a fabricante de aviões Boeing, como afirmam publicações nas redes. Procurada pelo Aos Fatos, a assessoria da empresa negou a informação. Também não há anúncios da suposta aquisição na imprensa ou nas redes do bilionário.
O conteúdo enganoso acumulava 32 mil visualizações no YouTube até a tarde desta quinta-feira (21).
o bilionário Elon Musk acaba de comprar a Boeing empresa de aviação

Publicações nas redes mentem ao afirmar que Elon Musk teria comprado a Boeing, multinacional americana especializada na fabricação de aviões, foguetes, satélites e mísseis. Procurada pelo Aos Fatos, a assessoria da companhia afirmou por telefone que a alegação “não tem fundamento” e não passa de um boato.
A Boeing tem capital aberto — ou seja, além de ter ações listadas na bolsa de valores, a companhia precisa divulgar uma série de informações periódicas. Em caso de venda ou aquisição, a empresa deve emitir um comunicado oficial ao mercado, o que não ocorreu.
Também não há qualquer registro da suposta aquisição nos perfis do bilionário, na imprensa, ou nos canais oficiais da Boeing.
As publicações alegam ainda que Musk já seria dono da Samsung, da CNN, do Instagram, da Coca-Cola, da Ford e do YouTube — todas as alegações são falsas:
- A Samsung segue como propriedade da família Lee, fundadora da empresa;
- A CNN pertence à Warner Bros. Discovery, cujo CEO é David Zaslav. Procurada pelo Aos Fatos no início do mês, a diretoria de comunicação da emissora desmentiu o boato envolvendo Musk;
- Já o Instagram faz parte da Meta, companhia de Mark Zuckerberg;
- A Coca-Cola Company, responsável pela produção do refrigerante homônimo, tem a gestora de patrimônio Berkshire Hathaway, do bilionário Warren Buffet, como acionista majoritário;
- A Ford, por sua vez, é controlada pela família do fundador e tem o Grupo Vanguard como principal acionista;
- Por fim, o YouTube segue como um produto do Google.
A publicação falsa integra uma onda de peças de desinformação que busca exaltar Elon Musk, alçado a ícone da extrema-direita. Recentemente, Aos Fatos também desmentiu alegações de que o empresário anunciou um celular com internet ilimitada e a construção de fábricas e escolas no Brasil.
O caminho da apuração
Aos Fatos entrou em contato com a assessoria de imprensa da Boeing no Brasil, que negou a informação por telefone. Além disso, buscamos nas redes, na imprensa e em canais oficiais por anúncios ou notícias referentes à aquisição da Boeing e de outras empresas por parte de Elon Musk, mas não encontramos nenhum resultado.




