Vídeo mostra limpeza de canal, não membros do MST bloqueando o rio São Francisco

Compartilhe

As pessoas que aparecem em um vídeo que circula nas redes dando a entender que estão bloqueando o rio São Francisco não são membros do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), como afirmam postagens. Na verdade, as cenas mostram integrantes do Projeto de Irrigação Fulgêncio limpando um canal para melhorar a captação de água em Santa Maria da Boa Vista (PE). O Ministério do Desenvolvimento Regional informou que, no momento da publicação desta checagem, não havia bloqueio em qualquer trecho da transposição.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 20 mil views no Kwai e 12.500 compartilhamentos no Facebook nesta segunda-feira (24). O vídeo com a alegação falsa também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).


Selo falso

Os Sem Terras estão fechando a transposição do Rio São Francisco. Eu nunca vi uma turma tão burra como essa, eles não estão percebendo que este vídeo vai rolar no país inteiro e as pessoas irão ver realmente o que Lula quer

Vídeo mostra ação de limpeza de canal feita por produtores rurais de Pernambuco, não bloqueio do canal de transposição do rio São Francisco pelo MST

Os homens que colocam sacos de areia no leito de um rio em um vídeo que circula nas redes sociais não são trabalhadores do MST, e o ato não é uma tentativa de bloquear um canal de transposição do rio São Francisco, como afirmam postagens. As cenas mostram uma ação de limpeza feita na última quinta-feira (20), em Santa Maria da Boa Vista (PE), por produtores do Projeto de Irrigação Fulgêncio. O objetivo é melhorar a capacidade de captação e abastecimento de água no local. Segundo o MDR, não há bloqueio em qualquer trecho da transposição neste momento.

A barreira de contenção tem o objetivo de esvaziar o canal e facilitar a ação de limpeza por meio de máquinas. O projeto Fulgêncio foi criado pela Chesf (Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco), para beneficiar os atingidos pela Barragem de Itaparica (Hidrelétrica Luiz Gonzaga), localizada entre os municípios de Glória (BA) e Jatobá (PE). Em nota ao Aos Fatos, o MST disse desconhecer as cenas retratadas no vídeo e ponderou que sempre defendeu o livre acesso e a destinação das águas da transposição aos pequenos agricultores.

Algumas das peças checadas também enganam ao dizer que o vídeo mostraria uma ação do grupo em 2013, no Ceará. Na época, militantes do movimento acamparam em um canal auxiliar da transposição do rio São Francisco usado para irrigação, mas não interromperam o funcionamento do local.

Compartilhe

Leia também

falsoVídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

Vídeo com fila de blindados não mostra tropas do Brasil rumo à Venezuela

falsoÉ falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

É falso que Trump elogiou Lula em discurso de vitória

falsoÉ falso que Elon Musk comprou a CNN

É falso que Elon Musk comprou a CNN