Posts usam notícia velha para mentir que Moraes suspendeu o X de novo

Compartilhe

Não é verdade que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes determinou novamente a suspensão da rede social X. Os posts que fazem essa alegação enganosa compartilham uma notícia do g1 sobre o bloqueio ocorrido em 2024. Não há qualquer decisão recente do magistrado para tirar a plataforma do ar.

As publicações enganosas somavam 1.400 curtidas no Instagram até a tarde desta sexta-feira (21).

Elon Musk mais uma vez tentou peitar Alexandre de Moraes… e perdeu de novo!

Posts difundem notícia antiga do g1 para fazer crer que Moraes suspendeu novamente o X, o que não é verdade.

Posts nas redes têm compartilhado uma notícia antiga para alegar que o X teria sido bloqueado novamente no Brasil por determinação do ministro Alexandre de Moraes. As peças de desinformação compartilham o print de uma notícia publicada em 2 de setembro de 2024 sobre a votação da Primeira Turma do STF que manteve a suspensão da rede, ordenada por Moraes dias antes.

Na época, a plataforma de Elon Musk foi suspensa por não designar um representante legal no país e por não cumprir determinações judiciais de derrubada de conteúdo.

A rede social voltou a ficar disponível no país em outubro, após o X indicar um representante no Brasil, bloquear os perfis de investigados no STF e pagar multas judiciais.

Desde então, não houve outra determinação de suspensão da plataforma, como verificado pelo Aos Fatos no site do STF e na imprensa.

Multa. Na última quinta-feira (20), Moraes determinou que o X pague uma multa de R$ 8,1 milhões por descumprir determinações expedidas em julho e agosto de 2024, que exigiam o bloqueio de contas e o fornecimento de dados do blogueiro foragido Allan dos Santos.

A plataforma tentou reverter a decisão inicialmente em outubro do ano passado, mas teve o recurso negado. Na época, a empresa afirmou que pagaria os valores devidos, o que ainda não ocorreu. A determinação mais recente exige que a dívida seja quitada de forma imediata.

O caminho da apuração

Por meio de busca reversa, Aos Fatos localizou a reportagem original compartilhada pelos posts desinformativos e verificou que ela noticiava um caso ocorrido em 2024, não recentemente. Também consultamos outros conteúdos publicados na imprensa para procurar por informações sobre a multa devida pelo X à União.

Referências

  1. g1 (1 e 2)
  2. STF (1, 2 e 3)
  3. Migalhas

Compartilhe

Leia também

falsoSuperior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

Superior Tribunal Militar não impediu Bolsonaro de cumprir pena na Papuda

falsoÉ falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

É falso que estrangeiro que veio ao Brasil para COP30 foi internado com ebola em Belém

falsoCena de tornado no Paraná foi gerada por IA

Cena de tornado no Paraná foi gerada por IA

fátima
Fátima